21 de abril - Dia Mundial da Criatividade e Inovação!
Dia Mundial da Criatividade e Inovação, reconhecido pela ONU, celebrado em 21 de abril, tornou-se uma data importante para promover e celebrar as ideias inovadoras.
Fomos convidados a participar dessa celebração e aceitamos o desafio!
Nossas crianças todos os dias exploram, experimentam e experienciam possibilidades, exercitam a criatividade e a capacidade de criação.
Compartilhamos nesse momento a pesquisa da turma do Pré II (crianças de 5 anos) que sinalizaram a curiosidade de investigar e conhecer mais sobre as abelhas. Curiosas sobre o universo desse inseto e a partir do olhar sensível das professoras, iniciou a pesquisa da turma.
Como instrumentos, utilizamos os recursos do Farol Móvel e exploramos um pouco da realidade aumentada, foi uma experiência marcante. Usamos vídeos e imagens 3D para ilustrar nossa exposição.
As crianças fizeram o maior alvoroço para ver a abelha gigante que passeou pelo nosso jardim, claro que tivemos uma ajuda da realidade aumentada para isso. Alguns ficaram surpresos, mas o Richard descobriu rapidamente o que estava acontecendo e disse: - Ah, isso é só Tik tok, é mentira!
A Heloa consolou os pequenos afirmando que não precisava ter medo, “é só um filme”, disse ela.
A participação das famílias foi bem tímida no começo, mas depois se renderam a curiosidade e foram dar uma espiadinha no microscópio, apesar de não ser o ideal (Os elementos devem ser indiferentes a passagem de luz), o pólen de uma plantinha pode ser analisado.
A abelha aumentada pelo binóculo eletrônico foi um sucesso, todos queriam olhar seu ferrão e suas asas transparentes.
Depois de conhecer um pouco sobre a importância das abelhas para nosso planeta e algumas curiosidades sobre elas, todos foram convidados a desenhar uma flor para nosso jardim, que ali era representado por um mural.
A próxima etapa será verdejar e colorir nosso quintal para que as abelhas queiram ali residir.
As primeiras curiosidades foram exploradas e as primeiras pesquisas concluídas, mas ainda há um caminho natural a percorrer? A imaginação dos pequenos cria possibilidades para muitas experiências.
Autor:
Tania M. M. Chuves
|
Fonte:
CMEI Vila Formosa