No Dia Mundial da Alfabetização, 08 de setembro, a estudante da Escola Municipal Professor Osvaldo Arns, Cleusa Natalina da Silva de 67 anos, participou do programa Evangelizar da REDEVIDA. Na entrevista, ela relatou sobre a sua experiência de voltar a estudar em uma das unidades da Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba que oferta a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Seu depoimento reafirma a importância da modalidade como exercício pleno do direito à educação, em qualquer tempo, para jovens, adultos e idosos reafirmando seu caráter emancipador para o acesso aos saberes escolares em conjunto com os saberes construídos ao longo da vida.
A Secretária Municipal da Educação de Curitiba, Prof.ª Dr.ª Maria Sílvia Bacila também participou do momento e declarou em suas redes sociais:
“Neste dia 8 de setembro, dia mundial da alfabetização, saúdo dona Cleusa, nossa #vitoriosa estudante da #EJA, em seu nome todos os estudantes e profissionais da educação dedicados à causa da alfabetização! Esta data foi estabelecida pela #ONU em 1967 como um direito social, decorrente do Pacto pelos direitos sociais e econômicos de 1966. A alfabetização é um direito inalienável de todos os cidadãos. Seguimos por essa #militância, promovendo esse direito a todas as crianças e seguramente aos jovens e adultos que ainda necessitam dessa oportunidade. Nossas cidades serão mais #educadoras na medida que seus munícipes tiverem garantidos seu acesso à #leitura e à #escrita passaportes da #independência e da #Cidadania.”
Sua declaração enaltece a importância da EJA como parte da engrenagem que promove o acesso à educação de forma democrática, favorecendo a cidadania e a inclusão em uma cidade educadora.
Para assitir o programa na íntegra, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=EG-Cz-X3GPM.
Autor:
Daniele M. Borges
|
Fonte:
Programa Evangelizar- TV REDEVIDA.