Dia Mais que Especial promove inclusão e integração na Escola Municipal Prof. Kó Yamawaki

    Publicado por:  Paulo Henrique Machado

A Escola Municipal Prof. Kó Yamawaki, no Bairro Alto, vai abrir neste sábado (26/04) a programação do Dia Mais que Especial, evento da Prefeitura de Curitiba voltado à inclusão e integração das pessoas. Das 9 às 17 horas, crianças e adultos poderão participar gratuitamente de oficinas, mostras de trabalhos, apresentações de karatê, dança, coral e contação de histórias. 

Para que os participantes possam entender e vivenciar as dificuldades cotidianas das pessoas com deficiências haverá no sábado, atividades com cadeiras de rodas, bengalas e venda nos olhos. Outras três edições acontecerão ao longo do ano, com programações em escolas de diferentes regiões da cidade.

O evento é realizado por meio do programa Comunidade Escola, que mantem escolas abertas nos fins de semana com oferta de programação cultural, esportiva, de lazer e empreendedorismo, em parceria com a Coordenadoria de Atendimento às Necessidades Especiais, da Secretaria Municipal da Educação, além das secretarias municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Esporte, Lazer e Juventude. 

Camarins de pintura, cama elástica, produção de artesanato e muitas brincadeiras serão conduzidas com motivação e alegria. O objetivo, diz a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo é promover a integração da comunidade da região com estudantes das escolas municipais de educação especial, salas de recursos multifuncionais e escolas regulares. “É mais uma das ações onde buscamos envolver a todos, independentemente da idade ou condição de vida a se integrar e refletir sobre a necessidade da inclusão”.

Quem prestigiar o evento também vai poder conhecer e participar de ações do projeto Adolescente Saudável e do programa de Combate à Dengue, ambos da Secretaria Municipal de Saúde. Uma equipe de paratletas de rugby da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude vai se apresentar ao público. 

“O Comunidade Escola é um espaço para a participação de toda a sociedade e a realização do evento de inclusão é parte das ações de cidadania e valorização de todos”, diz o coordenador do programa Álvaro Olendzk. “O evento Dia Mais que Especial sensibiliza os participantes e promove a divulgação das ações do Comunidade Escola destacando que o programa está, também à serviço das pessoas com necessidades especiais”. 


Evento: Dia Mais que Especial 
Data: sábado, 26 de abril, das 9h às 17 horas.
Local: Escola Municipal Professor Kó Yamawaki, na Rua Epaminondas Santos, 2816, no Bairro Alto.

Autor: NRE Boa Vista | Fonte: SME
00034638.jpg
Dia Mais que Especial promove inclusão e integração na Escola Municipal Prof. Kó Yamawaki
1/5