Dia Internacional da Mulher: Educação lança caderno sobre protagonismo feminino

    Publicado por:  Maria Duarte

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Coordenadoria de Equidade, Famílias e Rede de Proteção (Cefar) da Secretaria Municipal da Educação lançou o caderno “Protagonismo Feminino: Ações Pedagógicas para a Não Violência e Fórum de Gestores: Educação em Direitos Humanos”.

O lançamento integrou a programação do Fórum de Gestores das Escolas Municipais – Conversando sobre Educação em Direitos Humanos, uma das formações da Prefeitura de Curitiba sobre as diretrizes nacionais de educação em direitos humanos.

“Ninguém pode te roubar o estudo, ninguém te roubar o amor. Ganhamos lições que nos fortalecem e são essas lições que nos movem nos dias mais difíceis da nossa vida, com esperança de que a primavera chegará”, disse a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

A coordenadora da Cefar, Sandra Piotto, explica que objetivo do evento foi refletir sobre o princípio de equidade e debater o direito à educação de qualidade. As discussões beneficiam todos os estudantes e profissionais da educação da rede municipal de ensino.

Os diretores das unidades educacionais receberam cópias do caderno.

Lei municipal

O tema é recorrente na Educação. Em 2018, prefeito Rafael Greca assinou a Lei 15.179, que institui a última semana de novembro como a semana de mobilização e combate à violência contra as mulheres.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) também traz a violência contra a criança, o adolescente e a mulher como tema transversal a ser inserido nos currículos escolares e prevê a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher, a realizar-se no mês de março, em todas as instituições da educação básica.

“Sabemos que ainda temos muito o que fazer nessa área, nesse sentido o caderno contribui para nosso trabalho e reflexão”, destacou Sandra Piotto.

Autor: SME | Fonte: SME
00332387.jpg
Lançamento dos Cadernos da Coordenadoria de Equidade, Família e Rede de Proteção, na Universidade do Professor. Curitiba, 08/03/2022. Foto: Lucilia Gu
1/1