No Dia do Mão na Massa, professores e alunos são incentivados a trabalharem juntos em atividades que estimulam a autoria, construção e liberdade criativa, de forma remota ou presencial, na sala de aula, em outros locais da escola, em ambientes não formais de educação, respeitando os protocolos sanitários de cada região. O Dia do Mão na Massa é oficialmente celebrado em 15 de setembro, mas pode realizá-lo em qualquer outra data próxima! Acesse e confira: aprendizagemcriativa.org/maonamassa
"Acima de tudo, a aprendizagem criativa deve ser vista como um corpo teórico vivo, em constante refinamento, que se fortalece tanto com teorias já aclamadas, como também das experiências e reflexões pessoais de educadores do mundo todo. Sob essa ótica, a RBAC apresenta-se como um movimento social, ou um laboratório nosso, sem tetos ou paredes, que visa a promoção, a demonstração prática e o desenvolvimento da aprendizagem criativa no ecossistema educacional brasileiro." (https://aprendizagemcriativa.org/pt-br)
Nesse Dia do Mão na Massa, nós professores e as crianças fomos incentivados a trabalhar juntos em atividades que estimulem a autoria, construção e liberdade criativa, de forma presencial, em diferentes ambientes com variadas propostas, respeitando os protocolos sanitários em função da COVID 19.
Inicialmente tivemos muitas ideias, selecionamos algumas para contemplaram esse dia e contamos com o apoio de toda a equipe do CMEI, observamos que os profissionais se envolveram com a proposta, ajudando na preparação e na execução deste momento, todos os profissionais que compõe nossa equipe ficaram maravilhados com a criatividade dos professores!
Nossos pequenos com seus olhares atentos e curiosos nos demostravam sua admiração e maravilhamento a cada nova possibilidade sendo experimentada e construída com a atividades propostas. O que apreciamos em uma breve fala de uma criança do Maternal I: - Nossa que legal, quanta coisa!
Ao elaborar o planejamento para a interação do Dia do "MÃO NA MASSA" ficamos ansiosas para esse momento pensamos em propostas que nossas crianças pudessem se interessar e participar com autonomia e protagonismo.
Durante este movimento ficamos encantadas em perceber as múltiplas reações que surgiram e surpresas com os maravilhosos resultados, ficamos com o gostinho de quero mais.
Autor:
Professores e Equipe Pedagógica Administrativa
|
Fonte:
CMEI do CAIC Cândido Portinari