Trata-se de uma mobilização nacional de incentivo à leitura, que aconteceu em 1º de outubro, em mais de 200 cidades!
Em Curitiba, a ação aconteceu por meio das unidades da Rede Municipal de Bibliotecas Escolares (Faróis do Saber, Bibliotecas Escolares, Bibliotecas Temáticas, Biblioteca Especializada em Educação e Gibitecas), das Casas da Leitura da Fundação Cultural de Curitiba, e também pela Biblioteca Pública do Paraná. Também participarão Núcleos Regionais da Educação, Escolas Municipais, Centros Municipais de Educação Infantil, Espaços Culturais da FCC, entre outas unidades e instituições.
Valia ler livros inteiros ou apenas trechos de romance, poesia, ficção, biografia, narrativa visual. Livro, revista, jornal, gibi. O que contava para o “Dia de Ler. Todo Dia!” era a iniciativa de ler. Uma ação simples que não requeria investimentos, apenas criatividade para que todos fossem envolvidos em ações de leitura.
Foi uma experiência muito interessante e significativa, os alunos se envolveram e foram envolvidos pela leitura, explorando textos sob diferentes enfoques proporcionando aos participantes oportunidades de experimentar outros modos de ler e desenvolver estratégias diversificadas de leitura.
Autor:
Irati, EM
|
Fonte:
Vera Lúcia Stüpp Oedmann