O brincar é a atividade fundamental da criança e sua principal forma de linguagem. O direito ao brincar é previsto desde 1959 na Declaração Universal dos Direitos da Criança e ratificado pela Convenção dos Direitos da Criança de 1990. Além disso, na Constituição de 1988, a criança passa a ser sujeito de direito no Brasil. O Estatuto da Criança e do Adolescente assegura o brincar como direito, devendo ser garantido pela família, poder público e comunidade em geral.
Dia 25 de maio foi marcado pelo Dia do Brincar em Família no CMEI Santa Schier. Com o foco na semana mundial do brincar, nosso calendário já foi organizado para possibilitar o brincar coletivo entre crianças e famílias, em um momento preparado com muita atenção aos detalhes.
A organização deste momento contou com 8 propostas em que adultos e crianças foram convidadas a brincar e, após a participação na proposta, a família ganhou uma peça do quebra-cabeça. Ao final, com todas as propostas já vivenciadas, resolviam o desafio, montando a palavra #CURITIBRINCAR .
Apesar de uma manhã de clima gelado, todos saíram com o corpo e o coração aquecidos pela possibilidade de viver um dia cheio de significados e memórias com suas crianças.
Autor:
Natasha Carolina de Carvalho
|
Fonte:
CMEI Santa Schier