Dia da Internet Segura: Educação alerta para uso seguro dos recursos

    Publicado por:  Denise Bechtloff dos Santos

Nesta terça-feira (05/02), o Brasil comemora o dia da Internet Segura e especialistas da Educação alertam para a importância de pais e responsáveis conhecerem o tipo de conteúdo acessado pelos pequenos nas redes virtuais. O principal objetivo do Dia da Internet Segura é sensibilizar as pessoas em relação ao debate sobre a importância de levar em consideração a cidadania da Internet.

Para Estela Endlich, coordenadora de Tecnologias Digitais e Inovação da Secretaria Municipal da Educação, a melhor forma de minimizar os riscos é adotar um comportamento de uso seguro, além de administrar o uso dos recursos digitais de maneira a evitar excessos e garantir que os conteúdos acessados sejam adequados à idade das crianças e adolescentes.

Além da conscientização da família, Estela destaca que existem diversos softwares de segurança específicos para os equipamentos que acessam a Internet. Assim, além do computador, celulares e tablets podem receber soluções de segurança instalados, como antivírus e anti spyware que protegem informações das pessoas de todas as idades.

“Muitos acessam o banco via online banking, realizam compras online, trocam de fotos, vídeos e outras informações que precisam ser realizadas de modo seguro ou podem acabar caindo em mãos erradas. Atualmente muitos dados de nossa vida transitam pelo mundo virtual e o mau gerenciamento dessas informações pode gerar uma grande dor de cabeça aos usuários, como roubo de dados e exposição indevida”, alerta a coordenadora.

Dia da Internet Segura
Organizada pela Insafe, uma cooperação internacional pelo uso seguro da internet, a data pretende para promover práticas mais seguras e responsáveis no ambiente online, especialmente para jovens e crianças ao redor do mundo.

A data relembra os usuários das vulnerabilidades a que estão sujeitos na web e da importância do desenvolvimento de comportamentos seguros, além de atentar para a privacidade online das informações.

No site da Secretaria Municipal da Educação é possível encontrar mais informações sobre o assunto.

Dicas de segurança:

- Uso de senhas fortes para cada serviço na web
- Utilizar autenticação em dois passos para dificultar a ação de pessoas mal-intencionadas, porque além do código de login, é necessário um outro, enviado via SMS, tornando o acesso mais seguro.
- Evitar acesso a ofertas e brindes
- Não fazer downloads de apps duvidosos
- Não realizar pagamentos a algo desconhecido
- Prestar bastante atenção nas fontes de link e se vale realmente a pena clicar nele
- sempre instalar antivírus para facilitar o uso da Internet
 

Autor: SME | Fonte: Portal Cidade do Conhecimento_SME
00201863.png
Dia da Internet Segura
1/1