Dia da Educação

    Publicado por:  Karin Cristina Coradin

Para nós, profissionais da Educação Infantil, o Dia da Educação, comemorado em 28/04 é motivo de muito orgulho. Isso porque a Educação Infantil vem avançando significativamente. Essa etapa da educação básica é essencial para que as crianças, desde muito pequenas, tenham a oportunidade de se desenvolver integralmente em um ambiente pensado e planejado para elas, com muitos estímulos, atenção e múltiplas oportunidades de aprendizagem e convivência.  

A educação infantil atende bebês (0 meses a 1 ano e 6 meses), crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) e crianças pequenas (4 e 5 anos). Esta faixa etária, também conhecida como primeira infância, é um período crucial para o desenvolvimento físico, emocional e intelectual das crianças. Elas aprendem a caminhar, se alimentar, se comunicar de diversas formas, aprendem a reconhecer sensações e ler o mundo e as pessoas à sua volta. E as crianças aprendem muito, aprendem de forma rápida e constante, e o melhor de tudo: APRENDEM BRINCANDO!

O cuidar e o educar são indissociáveis na educação infantil. Isso significa que tudo o que é proposto deve considerar o tempo e as necessidades infantis de acordo com a faixa etária atendida, e que os espaços e materiais devem ser pensados e organizados de forma que se permita a observação, exploração e a criação, considerando as interações e a brincadeira como eixos estruturantes do trabalho. Além disso, as propostas devem considerar os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, que são: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se. Planejar o cotidiano da educação infantil a partir destes direitos significa compreender que desta forma estaremos assegurando que as crianças tenham as condições de experimentar e compreender o mundo que as cerca.

E hoje, ao comemorar o DIA DA EDUCAÇÃO, podemos dizer que comemoramos muito mais do que isso. Comemoramos também: o dia da inspiração, o dia da criação, o dia da participação, o dia da interação, o dia da imaginação, o dia da emoção, o dia da exploração...

Autor: Karin Cristina | Fonte: CMEI Irmã Dulce
00342572.jpg
Dia da educação
1/42