DIA D "MÃO NA MASSA"

    Publicado por:  Thacyane Aparecida dos Santos

DIA D “MÃO NA MASSA”

Recebemos o convite para participarmos do dia D “Mãos na Massa”. Iniciando os preparativos através de um curso fornecido pela Secretaria Municipal da Educação de Curitiba. No qual,  três professoras do CMEI CAIC CANDIDO PORTINARI participaram. Refletimos e conversamos como poderíamos organizar este dia, dentre as ideias que surgiram, destacamos e selecionamos o preparo de uma integração entre as turmas, pensando em propostas realmente mãos na massa, cheias de criatividade, ludicidade e aprendizagens significativas, envolvidas nos eixos estruturantes da Educação Infantil - interação e brincadeira, condizendo com a Base Nacional Comum Curricular e nosso currículo da educação infantil. Buscando envolver a todos, as propostas foram planejadas por todo o corpo docente.

Lembramos que por ainda estarmos em um momento pandêmico, seguiremos os protocolos de saúde previstos no PROTOCOLO DE RETORNO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS.

 

AUTO DE BARQUINHOS: Espaço a ser realizado: Parque de areia.

Construção de barquinhos com diferentes materiais. Os barquinhos irão navegar por um canal de água elaborado no parque de areia.

Materiais: folhas, gravetos, cascas de árvores, cascas de frutas, tampinhas, papéis, plásticos, madeiras, palitos, massinha de modelar, pentes de macaco, lona azul (2 metros x 0,50 de largura).

Para contextualizar usaremos imagens e fotos de barquinhos construídos com diferentes materiais.

MANDALAS AQUÁTICAS: Espaço a ser realizado: Gramado.

As crianças serão convidadas a elaborarem mandalas com elementos da natureza em lâminas de água disponibilizadas em diferentes recipientes. Para inspirá-las usaremos imagens e fotos de mandalas.

Materiais: bacias, água, elementos da natureza (folhas, flores, pedras, gravetos, conchinhas entre outros)

BRINCANDO DE CONSTRUIR TORRES: Espaço a ser realizado: Parque da frente.

 As crianças serão instigadas a brincar de construir torres, utilizando matérias de largo alcance e elementos da natureza.

Materiais: cones, cd`s, tubos plásticos, madeiras, potes latas, pinhas, gravetos e pedras.

Para contextualizar usaremos imagens e fotos de diferentes tipos de torres construídas.

LUZ, SOMBRAS E SOM: Espaço a ser realizado: Sala de multiuso.

Brincando com luz, sombras e sons através de elementos variados em um ambiente organizado(ambiente escurecido). As crianças serão convidadas a desfrutarem deste ambiente brincando de manipular diferentes objetos, imagens e sons variados (sons da natureza: chuva, mar, passarinhos, entre outros).

Materiais: lâmpadas diferentes, abajur, globo de luz, lanternas, data show, imagens, sons variados, cabanas, lupas, copos plásticos, miniaturas (dinossauros, bonecas, entre outros), pisca-piscas, palitoches, canetas e suportes para desenho.

ATELLIER AO AR LIVRE- Espaço a ser realizado: Parque da frente.

No ambiente externo as crianças iram explorar diferentes possibilidades de desenhos e pinturas, utilizando vários suportes, dentre eles elementos da natureza, muros e grades do CMEI.

Materiais utilizados: plásticos, tecidos, papel kraft, vidros,  tintas, canetinhas, pincéis, corantes, elementos da natureza (gravetos, árvores e pedras), mesas, casinha de madeira e o parquinho.

CIRCUITO DAS SENSAÇÕES- Espaço a ser realizado: Parque do meio .

As crianças serão convidadas a participarem de experiências sensoriais utilizando olfato, audição, visão e tato. Para esse momento elas irão explorar diferentes sensações utilizando diferentes elementos.

Materiais utilizados: corantes, essências, palha, gelos com elementos naturais, imagens, computador, saquinhos com diferentes aromas, bolinhas de gel, objetos sonoros. Texturas como: lixas, algodão, palitos entre outros.

Autor: Professores e Equipe Pedagógica | Fonte: CMEI do CAIC Cândido Portinari
00311606.png
Espaços organizados para as Propostas de Integração entre as turmas.
1/3