Dia 21/03 é dia internacional da Síndrome de Down

    Publicado por:  Suelen Cristina Mira Rosa

Você sabe o que é Síndrome de Down ou T21?

Vamos explicar:

Temos de dentro no nosso corpo os cromossomos que são responsáveis por carregar nossas informações genéticas (responsáveis pelas características de cada pessoa).

Existem 23 de pares de cromossomos no corpo humano e na pessoa com T21, no cromossomo 21 tem um X a mais, ao invés de ser um par, é um trio, por isso recebe o nome científico de Trissomia do Cromossomo 21.

 

OLHA SÓ QUE INTERESSANTE:

Pessoas com T21 são todas iguais?

Não, as crianças, os jovens e os adultos com síndrome de Down podem ter algumas características semelhantes e estarem sujeitos a uma maior incidência de comorbidades, mas apresentam personalidades e características diferentes e únicas.

O que verdadeiramente importa saber é que a pessoa com T21 é capaz de aprender, de se desenvolver em suas capacidades pessoais e alcançar elevados níveis de realização e autonomia.

Ele ou ela é capaz de sentir, amar, se divertir e trabalhar. Deve ir á escola e levar uma vida como qualquer outra criança.

 

Curiosidades

O diagnóstico pode ser feito ainda na gestação através de exame.

A síndrome de Down (SD) foi descrita em 1866 por John Langdon Down. Este médico inglês descreveu as características da síndrome, que acabou sendo batizada com o seu nome. ( Fonte : Conselho Nacional de Saúde)

Síndrome é conjunto de sinais e sintomas observáveis em vários processos patológicos diferentes e sem causa específica. (Fonte Oxford Languages)

 

Dia 21/03 foi instituído o dia internacional da Síndrome de Down justamente por essa característica do cromossomo 21 que tem de 3 “perninhas” .

 

Você gostou?

Então saiba que a pessoa com T21 pode ocupar um lugar próprio e digno na sociedade.

Convidamos a acessar a página abaixo e conhecer o Arlon. Ele é estudante da Rede Municipal de Educação de Curitiba e gosta muito de futebol. Você vai se divertir e adorar os vídeos dele. Aproveita para se inscrever no canal e deixar sua curtida!

Procure por DUPLA ATLETIBA no YouTube.

Autor: NRE Bairro Novo | Fonte: NRE Bairro Novo
00289228.jpg
NRE Bairro Novo
1/1