Dia 15 de Setembro Dia do Mão na Massa.

    Publicado por:  Nikoly Mayara Macedo Ferreira de Oliveira

Dia 15 de Setembro Dia do Mão na Massa.

No Dia do Mão na Massa, professores e alunos são incentivados a trabalharem juntos em atividades que estimulem a autoria, construção e liberdade criativa, de forma remota ou presencial, na sala de aula, em outros locais da escola ou em ambientes não formais de educação, sempre respeitando os protocolos sanitários em função da COVID 19. Fonte: https://aprendizagemcriativa.org/pt-br/maonamassa

No CMEI Moradias Olinda o dia do “Mão na Massa” não poderia ser diferente, afinal todos os dias, mesmo em tempos de pandemia, de trabalho remoto, crianças e principalmente professores estavam com a “Mão na Massa”, afinal a educação não parou, e o amor pela Educação infantil nos move.

Diversas ações e projetos estão acontecendo desde que voltamos ao trabalho presencial, propostas lindas, significativas e ricas de aprendizagem.

Dentre os projetos que estão acontecendo:

Maternal I – Animais e suas curiosidades. Reproduzimos a silhueta da galinha, logo em seguida espicularam diversas imagens, foi feita a comparação do pé da galinha, com os pés das crianças, através da pintura e observação. Trouxemos um pintinho, para a sala, onde aconteceram várias falas espontâneas como: “O PINTINHO COME MILHO”. (Carlos MI)

Maternal II A – Cores. Foram confeccionados jogos com a finalidade de oportunizar momentos lúdicos e divertidos que auxiliam as crianças no desenvolvimento da coordenação motora, a lateralidade e o movimento. O primeiro jogo consiste em formar as cores corretamente em seu tabuleiro, conforme o tabuleiro da professora, seguindo as orientações da mesma, com várias as possibilidades e alternativas de jogadas. O segundo “Brincando com o dado” as crianças jogam o dado e correm localizar as fichas conforme a cor. Momento de muita alegria e comemoração.

            Maternal II B – Conhecendo os sons musicais; no dia do Mão na Massa foi dado sequência no "Projeto Conhecendo os Sons Musicais" as crianças do maternal II B confeccionaram alguns instrumentos musicais (pau-de-chuva, chocalho, xilofone e tambor) utilizando materiais recicláveis.

Pré I A – No mundo da Lua, sustentabilidade e robótica. O projeto visa aprofundar ainda mais sobre esse fenômeno da natureza e a grandeza do universo. Apresentar a robótica educacional e “sustentável”, utilizando peças de encaixes e conectores simples montagem e confecção de carrinhos entre outros com recicláveis. Participando assim em defesa do meio ambiente. O projeto aborda discussões de preservação ao meio ambiente, desenvolvendo nas crianças uma cultura de sustentabilidade, promovendo esse aprendizado, a fim de se ensinar a importância de atitudes de preservação, aguçando o potencial imaginativo e criativo das crianças de forma lúdica.

 

Pré I B – Horta e Jardim, natureza bem perto de mim. As ações hoje foram:

- Crianças encontraram uma lagarta na horta;

- Contação: Lagarta Comilona;

- Confecção da Lagarta com caixa de ovos e tinta;

- Parlenda: O meu nome está escrito em uma folha de jasmim.

Pré II – O homem no espaço. As Professoras Patricia Izzo e Cristiane Marinoso, transformaram a sala em um espaço sideral, onde as crianças brincaram de faz-de-conta com fantasias, decolaram no foguete até a lua, tudo isso com direito à desenho no espaço. Foi uma experiência inesquecível.

Equipe de permanência dos Prés – Economia da água. Foi realizada uma roda de conversa sobre como economizar a água. Tivemos falas muito significativas como: “A água é importante para dar energia”. “Eu economizo a água, tomo banho bem rapidinho”. As professoras da permanência contaram a história Juca Pingo de Água. Depois as crianças desenharam em uma gota de água as possibilidades que devemos economizar a água.

Hoje 15 de setembro dia do “Mão na Massa’’ a criançada colocou em prática todos os projetos, teve visita de um pintinho na sala do Maternal I, Jogo das cores no Maternal II A, muito barulho e animação na confecção de um chocalho no Maternal II B, um robô mega sustentável no Pré I A, a confecção da lagarta comilona e a leitura da Parlenda no Pré I B, e a criançada do Pré II foi para o espaço sideral em um foguete altamente sustentável a equipe de permanência aproveitou e passou nas salas dos prés enfatizando sobre a importância do consumo consciente da água em nosso planeta.

Venham conferir quantas possibilidades, descobertas, aprendizagens no “Dia do Mão na Massa” através das imagens e vídeo a seguir.

Autor: MERE HELEN BEZERRA ROCHA ALVES | Fonte: CMEI MORADIAS OLINDA
00312134.jpg
MATERNAL I - Animais e suas curiosidades
1/28