Detetives da EM CEI Pedro Dallabona

    Publicado por:  Sandra Regina Dalla Stella Souza Lima

As professoras Kátia Garcia e Jeórgia Rodrigues, da EM CEI Pedro Dallabona, envolveram os estudantes dos 1os Anos em uma aventura pedagógica muito divertida e cheia de aprendizagens.

As crianças, como verdadeiros detetives, tiveram a missão de investigar e descobrir a história do Pedro Dallabona e sua residência.

Por meio de pistas intrigantes escondidas pela escola: bilhetes rasurados, objetos

desconhecidos, fotos e até o Seu Vicente, um senhor que conviveu com o Pedro Dallabona,  as crianças descobriram histórias fantásticas. 

Para deixar as atividades ainda mais emocionantes, foram repertoriadas com histórias de detetives famosos como: Inspetor Bugiganga, Timtim, Perry o Ornitorrinco, Scooby Doo, etc. 

Durante a investigação, localizaram uma mala com objetos antigos (década de 30 até anos 70) e, com o auxílio do Sr. Vicente (morador do bairro), concluíram que os objetos pertenciam ao Pedro Dallabona, viticultor e morador da região. 

Continuaram seguindo pistas que as professoras se encarregaram de deixar pela escola e, via google maps, o grupo descobriu que a casa, que pertencia ao Pedro Dallabona, está localizada onde hoje é a 1ª Cia do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual. 

Para devolver a mala com os objetos encontrados, as crianças, por meio do Programa Linhas do Conhecimento, foram até a antiga casa do Pedro Dallabona. 

No local, tiveram uma aula de campo, mediada pelas professoras. Conheceram ainda mais a história, aprenderam sobre a arquitetura e Patrimônio Histórico, tiveram palestra sobre segurança no trânsito, entraram nos carros da Polícia Rodoviária e ganharam um delicioso lanche, fornecido pelos policiais da Cia.

Cada ação do planejamento foi cuidadosamente pensada e relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Depoimento da Professora Jeorgia:

"Acredito que esta aula foi uma imersão em um importante elemento histórico do nosso bairro. Durante a visita os estudantes puderam ouvir as vivências do senhor Vicente que, em sua juventude, frequentava este local. Além de também incentivar a valorização do patrimônio local e o reconhecimento dos grupos sociais presentes em nossa comunidade".

O Programa Linhas do Conhecimento oportunizando a vivência, além dos muros da escola e contribuindo com uma educação de qualidade.

Autor: Sandra Dalla Stella - NRE Santa Felicidade | Fonte: Professoras Katia e Jeorgia EM CEI Pedro Dallabona
00240214.jpg
Casa_PedroDallabona
1/31