Despertando o interesse com atividades diversificadas

    Publicado por:  Viviani de Fatima Glok

    Ao perceber a necessidade de melhorar a produção de texto e ampliar o vocabulário dos os alunos, a professora Adriana Perpétuo do 4º ano C elaborou um planejamento  de Língua portuguesa voltado a temática do mosquito Aedes Aegypti.

  Com o objetivo de mostrar informações sobre a Dengue, Zika vírus e Chikungunya, a professora utilizou vários recursos nas aulas fazendo despertar em seus alunos atitudes de responsabilidade em relação as necessidades de saúde coletiva, identificando condições favoráveis ao desenvolvimento do mosquito, formas de contágio e prevenção, assim como os sintomas e cuidados básicos.

  Para despertar o interesse e gosto pela leitura, a professora iniciou com uma roda de conversa, observando o conhecimento prévio dos alunos. Em seguida, listaram o que sabiam ou o que gostariam de saber.  Conversaram sobre a responsabilidade de todos: comunidade, escola, família, governo entre outros além de registrar em cartazes e colocaram em exposição na escola. Realizaram a leitura do texto “Que mosquito é esse?” e a partir dele, muitas atividades foram inseridas no decorrer das aulas  (interpretação, análise de tabelas, gráficos, panfletos, jogo de perguntas e respostas, produção de texto entre outras), também foram envolvidas as áreas de matemática, história e geografia.

    Uma das atividades mais significativas foi conhecer a citronela (um repelente natural contra o mosquito).  Para deixar a aula mais atrativa, a professora adquiriu mudas de citronela e convidou todos os seus alunos para plantar na escola.  Os alunos ajudaram a escolher os lugares mais apropriados para o plantio.  A citronela é uma planta que deve ser cultivada em solo plano e fértil, e regada constantemente.  A planta, para fins repelentes, pode ser cultivada em pequenos vasos dentro de casa, de forma a ajudar a evitar os mosquitos neste ambiente.

Outras atividades ainda estão sendo realizadas pela professora no decorrer deste mês de março.

           Clique aqui para ver mais imagens.

Autor: Prof.ª Rejane Maria Silveira Sachette, EM | Fonte: Viviani de Fátima Glok
00099590.jpg
Alunos do 4º ano C plantam citronela na escola.
1/1