DESFILE CÍVICO TESSEROLLI - A LENDA DA GRALHA AZUL

    Publicado por:  Marilia Stockler

Neste domingo,  03 de setembro aconteceu o 18º Desfile Cívico do Pinheirinho. Tendo como base o tema "Vale do Pinhão", nossa escola optou por apresentar a Lenda da Gralha Azul. Para isso inspirou-e no Balé "A Gralha Azul do Paraná" de Inami Custódio Pinto (realizado pelo corpo de Dança do Teatro Guaíra em 2005).

A coreografia foi montada pela professora Michele Holtmam Panatta e o figurino e acessórios foram elaborados pela professora  Simoni Dal Negro Coraça de Oliveira, com apoio de toda a equipe de inspetoras da escola.

Os alunos do 5º ano B, 2º ano A e 6º anos apresentaram a Lenda da Gralha Azul, através de evoluções mostrando partes da lenda que deu origem à Gralha Azul: A Gralha era parda como a maioria de sua espécie. No entanto achava-se inútil  mesmo alimentando os filhotes que não eram seus e defendendo-os dos predadores na ausência dos seus pais .  Um dia ela reza ao Senhor e recebe uma semente para plantar. Nasce assim o Pinheiro do Paraná. Para premiar a boa intenção da Gralha, Deus cobriu-a com o seu manto azul que simboliza as bênção dos céus. Nasceu então a Gralha Azul.

Os alunos apresentaram para o público presente o momento em que a gralha reza e é transformada em Gralha Azul e passa a semear o pinhão, dando origem assim ao Pinheiro do Paraná.


 

Autor: Maria Clara Brandão Tesserolli, EM | Fonte: Marilia Stockler
00150713.jpg
O tem do desfile 2017 levado pelos alunos do Tesserolli foi: A lenda da Gralha Azul inspirada no Balé Gralha Azul do Paraná de Inami Custódio Pinto.
1/4