Desenho de observação

    Publicado por:  Dirce da Silva Correia Parise

O desenho é uma linguagem muito usada pelas crianças para se expressar. Assim como acontece em todas as habilidades, o desenhar passa por um processo de permanente evolução, especialmente se as interações em diferentes contextos são favoráveis e exigem que elas se comuniquem. Os desenhos de observação ajudam as crianças a desenvolver sua inata capacidade de observar, contemplar, analisar e sentir cores, texturas, formas, diferenças e semelhanças, pois promovem um refinamento dessas atitudes, visto que são essenciais para esse propósito.

Situações dessa natureza, contextualizadas e com sentido para as crianças, ampliam sua capacidade expressiva e sua possibilidade de ver o mundo de forma sensível e atenta. Através de imagens reais, as crianças aguçam, ampliam suas percepções visuais e conquistam a capacidade de aprender a observar.

De forma prática, o desenho de observação consiste em propor para as crianças que observem um determinado objeto, paisagem, fotográfia, uma planta, entre outros. E, a criança não irá fazer uma cópia e sim um desenho do que ela observa no momento. As formas, as cores, dimensões, os sentimentos que a observação remente para ela, etc. E registram em forma de desenho.

Autor: professora Ivone e Flavia | Fonte: CMEI BAIRRO NOVO
00313081.jpeg
O desenho de observação é realizado a partir de um modelo real. Quando a criança realiza essa proposta, ela aguça e amplia suas percepções visuais, d
1/13