Descubra os cuidados necessários com a chegada do frio!

    Publicado por:  Maria Odette Brito Ferreira

Além de se proteger do frio para evitar doenças como a gripe, diversos cuidados são necessários no período de baixas temperaturas,atividades que auxiliam na manutenção do calor no corpo, como a exposição ao sol e o consumo de bebidas quentes, podem ser uma alternativa, mas merecem atenção.

uso de protetor solar, por exemplo, não se limita ao verão. A emissão de raios ultravioletas ocorre durante todo o ano, tornando importante o uso de filtro solar também no inverno para a prevenção de lesões cutâneas, queimaduras e envelhecimento precoce da pele, além de câncer de pele. Já o paciente oncológico deve proteger-se ainda mais, evitando se expor ao sol o máximo possível ou reforçando o uso do protetor solar.

Dentro de casa, o alerta surge na hora do banho: evite temperaturas altas da água do chuveiro e utilize pouco sabonete, ações que podem intensificar o ressecamento da pele - o inverno costuma ser a estação mais seca do ano.

Também é importante manter-se sempre hidratado. A diminuição da sede não reduz a necessidade de beber água ou líquidos. A quantidade média indicada diariamente é de cerca de 2 litros, independentemente da época do ano. Bebidas como o chá verde podem colaborar para a hidratação, mas atente-se à temperatura: há um limite recomendável de 65ºC. De acordo com pesquisas publicadas na British Medical Journal, bebidas muito quentes podem estar ligadas ao desenvolvimento de tumores na cavidade oral, faringe e esôfago.

alimentação é outro ponto de destaque. Sopas costumam ser mais consumidas nessa época do ano. Além de sua temperatura, observe também os ingredientes utilizados: alimentos com excesso de gorduras e embutidos podem aumentar o risco de desenvolvimento de tumores no intestino. Já alimentos ricos em vitaminas e minerais, como legumes, hortaliças e frutas, podem ajudar na prevenção desse tipo de câncer.

O tempo frio não deve desestimular a prática de exercícios físicos, que ajudam a inibir o sobrepeso - outro fator de risco para tumores colorretais.

Por fim, a sensibilidade ao frio pode se acentuar em pacientes oncológicos, devido à possível queda da imunidade do organismo durante o tratamento. Por isso, opte preferencialmente por roupas de algodão, agasalhe-se apropriadamente (o uso de luvas, gorros e meias pode ajudar na prevenção de reações decorrentes dessa sensibilidade) e evite consumir alimentos de procedência duvidosa, sem a correta higienização.
 
Autor: Tanira Regina Schmidt, EM | Fonte: https://www.climatempo.com.br
00221773.png
Cuidados com o frio
1/1