Dengue cuidando do nosso quintal

    Publicado por:  Franciele Fitz

Estamos vivendo um momento difícil e de muitas dúvidas sobre o COVID19, no entanto não podemos esquecer tantas outras enfermidades graves que também precisamos nos alertar para a precaução, como o Sarampo e a Dengue, que vem retornando os casos e apresentando ameaças. Considerando essa situação e percebendo a necessidade de o CMEI atuar na conscientização, realizamos com as crianças um trabalho a fim de conscientizar e alertar sobre os cuidados e necessidade de intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, o mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.  Sendo essencial fazer do combate ao mosquito uma rotina de todos em qualquer época do ano. Considerando que as crianças são as maiores divulgadoras e disseminadoras de informações importantes, muitas vezes sendo elas, quem alerta a família para importantes medidas, propusemos uma roda de conversa para levantamento prévio dos saberes das crianças em relação a dengue. Mostramos a imagem e perguntamos se alguém sabia que bichinho era aquele? As respostas logo começaram a aparecer:
- Alice Zanardo: Profe eu sei, é a dengue, é um mosquito que pica as pessoas e as pessoas vão para o hospital.
- Gabriel: A minha mãe disse que esse bicho aparece mais no calor!
- E o Pietro falou que a mãe dele já tinha falado para ele sobre o Mosquito, ela disse que não pode deixar água parada, se não o mosquito vem.
Observamos que as crianças estavam bem informadas, então perguntamos como poderíamos eliminar os possíveis focos do mosquito:
- Yasmin: Se deixarem pneus e garrafas com água parada, a dengue vai morar lá dentro.
- A Larissa disse que tinha que virar as garrafas de boca para baixo.
- Pietro: Também tem que fechar as caixas de águas.
- O João Otávio falou que tem que tirar as águas dos pneus e guardar em um lugar seco que não molhe e limpar os lixos do chão.
Orientamos as crianças da importância de cuidar do nosso quintal, assistimos ao vídeo do quintal da cultura, que mostra como devemos cuidar da nossa casa e de nosso quintal, para que o mosquito fique bem longe. 
Então propomos para as crianças uma observação e prevenção de possíveis focos em nosso (quintal do CMEI, nosso pátio externo), mas nosso CMEI estava bem cuidado, encontramos apenas um copo descartável que havia caído do lixo e já jogamos no local correto, também fizemos a prevenção colocando areia nos pneus que ficam no entorno das árvores e guardamos em um local que não pega chuva os pneus que as crianças brincam. Posteriormente levamos as crianças para    observarem o entorno do nosso CMEI, as crianças ficaram muito impressionadas com tantos lixos jogados nas ruas, e com um saco de lixo que estava dentro do rio, pneus com água parada dentro. 
Em conversa com as crianças perguntamos o que poderia ser feito para alertar a comunidade em relação aos cuidados que devemos ter para manter o mosquito bem longe de nós. E de imediato surgiram as sugestões:
- Davi Felipe sugeriu que fizéssemos uma caminhada e falasse para as pessoas não jogarem mais lixos e cuidar para o mosquito não aparecer. 
Algumas crianças sugeriam fazer desenhos do mosquito, e escrever fora mosquito.
As crianças fizeram esculturas do Mosquito com argila para expor junto com as orientações para as famílias do CMEI. 
Infelizmente não pudemos finalizar nossa proposta devido às orientações sobre o COVID 19, mas a ideia principal foi alcançada, pois muitas famílias nos relataram que seus filhos chegavam comentando sobre a dengue e como deveriam fazer para que o mosquito não aparecesse.  Pois são cuidados simples, mas eficazes, a serem adotadas.

Professoras: Ana Lúcia, Franciele e Viviane.

Pré Único

Autor: Moradias Gramados, CMEI | Fonte: Professoras: Ana Lúcia, Franciele e Viviane.
00270052.jpg
DENGUE CUIDANDO DO NOSSO QUINTAL
1/20