De quem é esse ovo? As crianças do Maternal 2 A sabem contar

    Publicado por:  Cristiane Fonseca

No final do mês de agosto, as crianças da turma do Maternal 2 A foram explorar e brincar no parque de areia e acharam dois ovos de plástico. A partir deste momento a imaginação dos pequenos disparou: eles queriam saber qual animal tinha deixado seu ovo ali. As hipóteses foram diversas:

Nicole: “Acho que é de galinha”.

Rafael: “Foi o passarinho que deixou ele ali”.

Lorenzo: “É ovo de pato”. 

A partir deste momento as professoras Sandra e Raquel começaram a pensar sobre ovos.

 Os “ovos” encontrados no parque foram levados para a sala de atividades e utilizados na roda de conversa do dia seguinte. Cada criança explorou da sua maneira. Uns pegaram e tentaram amassar; outros cheiraram; um passou a mão, balançou e colocou próximo do ouvido para ver se escutava algum barulho. As idéias sobre de quem era aqueles ovos foram surgindo: Pato; Galinha; Jacaré; Passarinho; Cachorro, Dragão e Dinossauro. As aproveitaram a curiosidade dos pequenos e montaram uma série de atividades sobre ovos.

Foram desenvolvidas diversas propostas:

  • Apresentação de imagens de diversos animais, para a reflexão de quais deles botam ovos.
  • Disposição de variadas imagens de ovos e de animais que eram os seus “donos”.
  • Foram escondidos ovos de galinha e de codorna no parque para as crianças encontrarem. Todos gostaram muito da “Caça aos ovos”. As crianças observaram e exploraram ovos de galinha e de codorna, encontraram os mesmos na caça aos ovos e saborearam alguns.
  • Os pequenos tentaram descobrir quais os animas que botaram aqueles ovos.Todos participaram da pesquisa sobre os animais que botam ovos e juntos organizaram as imagens na montagem de um painel.
  • Imagens de filhotes que nascem de ovos alegraram as crianças. As crianças montaram um cartaz que ficou exposto no corredor do CMEI. O cartaz chamou a atenção de muitas crianças da unidade.
  • As crianças realizaram a colheita na horta e confeccionaram sanduíches naturais com formato de “carinha”. Os olhos eram ovos de codorna, os cabelos foram feitos com folhas de alface. As crianças usaram a imaginação e criatividade na montagem dos sanduíches
Autor: Krasinski, CMEI | Fonte: Cristiane Fonseca
00257859.jpg
Quem põe ovos?
1/10