De que cor a cor é feita?

    Publicado por:  Cristiane Martins

Os estudantes dos 2os anos do CEI Professor José Wanderley Dias estão estudando sobre as cores no laboratório de informática. Inicialmente as crianças descreveram como e quando o arco-íris aparece. Eles observaram que em dias de chuva, onde também há um pouco de sol podemos observar o arco-íris. As crianças também relataram que com a utilização de uma mangueira também podemos observar o arco-íris na água esguichada. Posteriormente as crianças assistiram a um vídeo do "Show da Luna" onde há a explicação sobre esse fenômeno. 

No jardim da escola, os estudantes realizaram a experiência com a água da mangueira e observaram que para que ocorra a formação do arco-íris é necessário que estejamos de costas para o sol, para que a luz do mesmo passe pelas gotas e a decomposição da luz aconteça. Em sala de aula as crianças também relataram que as vezes conseguem ver essas cores quando a luz passa pelos vidros das janelas. Assim, os estudantes observaram que as cores são um fenômeno visual e que as vezes não é possivel pegar o objeto colorido, como é o caso do arco-íris.

Após essas observações as crianças pesquisaram na internet sobre as cores do arco-íris. Depois, em software de criação, os mesmo fizeram o registro das aprendizagens com a construção de um desenho sobre o arco-íris.

As crianças também aprenderam sobre a mistura de cores e observaram através de experiências que existem duas maneiras de misturar as cores: pelo processo subtrativo(pigmento) e pelo processo aditivo(luz). Para comprovar a diferença entre esses processos as crianças realizaram a mistura das cores primárias de pigmentos com massinha de modelar, e com a utilização de lanternas eles fizeram a mistura das cores primárias da luz. Os estudantes observaram que as cores primárias nesses processos são diferentes e que no processo aditivo quando as cores são misturadas há o surgimento do "branco".

Foi muito intessante trabalhar esse conteúdo e descobrir nas experiências os diferentes resultados. As crianças demonstravam-se admiradas diante das descobertas.

Autor: Professora Cristiane Martins | Fonte: Professora Cristiane Martins
00111472.jpg
cores
1/5