As cores estão presentes em tudo que nos cerca trazendo-nos conceitos básicos e pré-requisitos os quais a criança necessita para se desenvolver e expressar ideias e sentimentos, descobrindo o significado que elas têm para cada pessoa. O uso das cores tem uma ligação direta no desenvolvimento da criança. Estímulos decorrentes da presença de figuras coloridas contribuem para o aprimoramento da capacidade motora e cognitiva, raciocínio, fala, audição, entre outras funções. Convictas da importância em propiciar aos nossos pequenos a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas, as professoras; Mislaine Adrieli Araújo, Janedi Costa dos Santos, Marly Marciano do Maternal II A, do CMEI Jardim Alegre, desenvolveram a sequência "De onde vem as cores?".
Como propostas pedagógicas organizou-se a roda de conversa, de forma que todos pudessem interagir entre si. Ouvir a música das cores primárias e conversar sobre as cores (vermelho, azul e amarelo). Como disparador foram utilizados objetos variados onde foi possível mostrar junto as professoras as diferentes cores. Em seguida foi realizado o registro das falas das crianças. Utilizou-se garrafas pet com água, tinta e purpurina para mostrar para as crianças outras tonalidades das cores estudadas. Objetivando ilustrar ainda mais a presença das cores, foi trazido imagens de arco íris, e feito questionamentos “se sabe o que é?" e "quem já viu", estimulando a curiosidades das crianças. Brincadeiras com diferentes cores de massinhas ofertada para descoberta do “mundo colorido” e ainda arco íris com colagem com materiais diversos (pedrinhas coloridas, tecidos, papeis coloridos, lantejoulas, etc).
Autor:
Luciana Fernandes de Souza
|
Fonte:
CMEI Jardim Alegre