De frente para o Pré I...Hebert responde!

Publicado por:  Cleonice Serafim da Silva

As crianças estavam na expectativa do momento e ele chegou! Dando continuidade a pesquisa das profissões, o guarda Municipal Hebert disponibilizou seu tempo para conversar com as crianças, responder suas perguntas e curiosidades. Apresentou-se, falou onde trabalhava (em duas escolas e é responsável pela guarda Mirim em uma delas).

Olhos atentos e de frente para ele as perguntas começaram... um dos maiores interesses foi a arma e ao ser perguntado sobre ela, Hebert afirmou que só pode tirá-la da cintura em caso de perigo e esgotada todas as outras possibilidades de defesa. Contou que em doze anos de profissão não precisou fazer nenhum disparo com sua arma. Percebendo que de forma alguma a arma seria exposta,  as crianças começaram a fazer perguntas instigadas pelo Hebert a partir de seus acessórios. O guarda mostrou o bloquinho de multa de trânsito que utilizam, onde fica as munições, o porta treco (objetos da escolha do guarda), celular do trabalho, rádio para comunicação e este foi um sucesso, pois Hebert fez contato real para as crianças ouvirem o chamado.  A Yasmin achou muito legal o porta treco que guarda a “bala, munição”.

O colete foi experimentado por algumas crianças e todas puderam pegar o apito usado no trânsito por Hebert, as algemas, a tonfa (para defesa, um cassetete retrátil), a Biriba (tarja de identificação com o nome do guarda).  A boina e o colete chamaram atenção da Maria Clara, Eloá e Kamilli.

Foram tantas palavras e objetos novos para conhecerem. Por fim o guarda Hebert  na frente das crianças chamou uma viatura para busca-lo e a turma foi acompanha-lo até o portão, depois de ouvir o som da sirene.

Voltando para a sala comentários empolgados foram reg istrados pelas professoras. Hávilla disse que a luz que pisca em cima do carro do guarda municipal é vermelha e azul. O Gustavo Castilho gostou das coisas que o policial trouxe e comentou que o rádio serve para ligar para os outros policiais e dizer o que ele quer.

O Diego destacou que o guarda utiliza um celular para trabalhar e um apito que faz um barulho bem alto no trânsito. Pollyanna disse que viu a arma no bolso dele, mais como o guarda explicou não podia tirar da cintura. Israel concluiu dizendo que o policial prende os bandidos e coloca a algema, que é bem pesada!

Nosso agradecimento ao Guarda Hebert pela atenção, esclarecimento e disponibilidade, pois até se ele tinha filhos o pré queria saber na entrevista!

Autor: São Carlos, CMEI | Fonte: Pré I