As crianças puderam conhecer alguns instrumentos musicais como o tambor, o pandeiro e o atabaque, elas manusearam os instrumentos, cantamos algumas músicas, foi muito divertido. A parte de exploração do instrumento pelas crianças foi muito rico, pois pode-se perceber o interesse e entusiasmo ao pegar o instrumento e as expressões do rosto de cada uma dizia que estavam muito felizes ao escutar o som sair.
Essas práticas musicais ampliam as possibilidades de interpretação, criação, improvisação e pesquisa sonora, em processos de leituras, de produção/criação e de contextualização cultural, e de se construir uma escuta ativa (focada, intencional, familiarização com os elementos musicais).
A exploração sonora, a construção de objetos sonoros e instrumentos musicais fazem parte da prática musical na educação infantil. Para melhor apreciar e explorar o material sonoro diverso é importante conhecer e explorar o seu princípio acústico, ou seja, o modo como os instrumentos produzem som.
Em dança as crianças puderam vivenciar propostas envolvendo os diferentes ritmos musicais e sua intensidade, para isto exploraram o ritmo com o uso de fitas de cetim e tecidos, com esses materiais criaram movimentos seguindo o ritmo das músicas, explorando o espaço e ampliando a consciência corporal. Essa experiência com dança foi muito interessante, pois as crianças gostam muito de dançar, e com materiais diferentes fica ainda mais animado.
Autor:
Dr. Eraldo Kuster, CMEI
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Fonte:
Permanencia