Da Escola para a vida! Álbum da copa, alunos viram figurinhas!

    Publicado por:  Suelen Cristina Mira Rosa

A professora Edilene Bento da Escola Municipal Dona Lulu relata que tudo começou com o interesse da turma do 5º ano C em movimentar o álbum original da Copa do Mundo de 2022, porém o custo seria elevado para alguns estudantes. Com isso, surgiu a ideia de montar o álbum da turma com figurinhas personalizadas criadas pelos próprios estudantes, e eles gostaram e apoiaram a ideia. “Aproveitei o tema para desenvolver o trabalho com empreendedorismo” relata Edilene.

Em roda de conversa com a turma, foram escolhidos os critérios para conseguir as figurinhas, sendo definido em unidade a opção de bônus em “ratinhos” – a moeda corrente da turma. Para receber os bônus, os estudantes precisam: realizar das atividades propostas em sala e as de casa; respeitar as regras da turma; ter solidariedade, companheirismo e assiduidade. Ao cumprirem com o combinado, recebem o “pagamento” em “ratinhos”. O recebimento dos valores e a compra das figurinhas ocorrem toda quinta-feira, sendo um momento esperadíssimo pela turma. Eles utilizam o “Caixa Eletrônico” confeccionado em material reciclável, que faz o maior sucesso, pois o dinheirinho sai de verdade.

O envolvimento do tema Copa do Mundo também está sendo abordado nas disciplinas de outras formas, como atividades em vídeos e tirinhas de histórias em quadrinho, pois a temática permite explorar os conteúdos das disciplinas de história, geografia, arte, português, além de envolver cultura geral e até gastronomia dos países.

A professora Edilene relata que este trabalho envolve, além dos conteúdos curriculares, a socialização, afinal, o momento separado para a troca das figurinhas envolve todos os estudantes da turma, torna a aula mais dinâmica e participativa, desenvolvendo habilidades de criar estratégias para trocar as figurinhas, visto que, por vezes, as recebem repetidas. Ao final da atividade, os estudantes levarão o álbum para casa como lembrança da turma.

Autor: NRE Bairro Novo | Fonte: NRE Bairro Novo
00388639.jpg
NRE Bairro Novo
1/11