Cursos no Laboratório Pedagógico de Inovação começam em março

    Publicado por:  Maria Duarte

Robótica educacional, lousa digital em espaços de aprendizagem, arduíno (placa de prototipagem eletrônica) e criação de aplicativos, oficina de produção e edição de vídeos, design thinking na educação para gestoras, workshop de gifs e memes, entre outros, serão os temas dos cursos ofertados a partir de março no Laboratório Pedagógico de Inovação, o Lapi, que fica na sede da Secretaria Municipal da Educação, no Alto da Glória.

Também será possível aos profissionais da educação participarem de formações sobre administração de páginas das unidades, além de encontros de mobilização dos projetos Jornal Eletrônico Escolar, Rádio Escola e Ler e Pensar.

O Lapi foi inaugurado em novembro de 2018 e representa um conceito inédito como espaço de formação e inovação. É aberto a professores, estudantes e comunidade, especialmente os moradores da regional Matriz, devido à localização, pois fica próximo ao Passeio Público. Conta com impressora 3D, kits de robótica, chromebooks (computadores rápidos), kits de programação, óculos de realidade virtual.

“Além de investirmos em recursos tecnológicos, investimos na formação dos profissionais, para que apliquem tudo isso no dia a dia da escola. O Lapi é um espaço para se viver a inovação”, comenta a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

“Alinhado ao conceito do Vale do Pinhão e a tendências nacionais e internacionais em tecnologia educacional, o laboratório representa não só um centro de formação dos profissionais da área e de pesquisa como uma referência em educação inovadora”, completa Maria Sílvia.

Para a comunidade, será ofertada uma oficina dia 18/3, no Lapi. e as demais datas abertas ao público poderão ser acompanhadas na página oficial.

Veredas Formativas

As ações voltadas ao desenvolvimento profissional na educação são realizadas por meio do Programa Veredas Formativas. Foram ofertadas, em 2019, 59.349 vagas aos profissionais da rede municipal.

O Veredas permite que cada um escolha como fazer a formação continuada.

Veja as formações disponíveis e inscreva-se pelo site ou pelo aplicativo Veredas Formativas.

Serviço:

O Lapi fica na Avenida João Gualberto, 623, Alto da Glória (Edifício Delta, 3º andar).

Autor: SME | Fonte: SME