No dia 26/05, teve início o curso: "A Literatura nas Escolas, Faróis do Saber e Bibliotecas". Serão 5 encontros ao longo do ano letivo, sendo que a carga horária será de 28 horas, 20 horas presenciais e 8 horas à distância.
No polo Pinheirinho, além dos profissionais da Regional, também participaram os Núcleos Bairro Novo e Tatuquara. As formadoras para este grupo são: Andrieli Amaral Vieira, Cristiane Aparecida Luquetta, Cristiane Coraiola e Suelen Cristina Mira Rosa.
O 1º Encontro teve como reflexão assuntos que perpassam a literatura. Uma questão discutida, por meio de uma dinâmica, foi o que significa a literatura para cada um dos participantes. Na sequência, assistiu-se um vídeo em que diversas pessoas falam da literatura e das manifestações culturais que a permeiam. A partir destes disparadores e da fundamentação teórica, passou-se a refletir sobre as experiências leitoras de cada um. Foi um momento muito importante, de boas histórias. Um dos questionamentos realizados foi: Se você pudesse ser um personagem da literatura, qual você gostaria de ser?
Outro ponto de atenção foi o depoimento de Ruivo Lopes, no vídeo "Quando a literatura transforma", em que ele conta como a literatura mudou a sua vida.
O objetivo desta etapa foi despertar para a função da literatura e como esta forma de arte pode nos proporcionar diferentes vivências, e por meio delas, entender melhor o outro, o mundo em que vivemos, nossos sentimentos, aguçar o nosso olhar, despertar nosso senso crítico.
Como forma de experenciar as sensações proporcionadas pela literatura, realizou-se a leitura do texto "Assombrações de Agosto", de Gabriel García Marquez.
Para finalizar, os participantes assistiram ao vídeoclipe "Passarinhos" de Emicida feat Vanessa da Mata, que fará parte do tema do segundo dia de curso e deixou um gostinho de curiosidade do que está por vir.
Autor:
Cristiane Aparecida Luquetta
|
Fonte:
NRE Pinheirinho