#CuritiBrincar com as demais Cidades Educadoras

    Publicado por:  Josiane Gurak

Desde o início do mês de outubro, as crianças do CMEI Vila Parolim estão conhecendo como as crianças do mundo brincam!

Cada turma pesquisou uma cidade educadora, através do link: https://www.edcities.org/mapa-de-las-ciudades-asociadas/ aumentando assim, o repertório sobre o brincar.

A turma do Maternal I conheceu Ravena. Carinhosamente apelidada de “Cidade dos Mosaicos”, Ravena é uma das mais importantes cidades localizadas na região da Emília-Romana, na Itália. As crianças italianas preferem jogar ao ar livre, que exigem pouco ou nenhum equipamento, mas que envolvem vários participantes. A turma brincou de bocha, amarelinha e jogo da velha.

A turma do Maternal II conheceu a cidade do México, que exerceu desde os tempos coloniais uma notável influência intelectual em toda América Espanhola. Existem vários museus dedicados à arte, incluindo a arte colonial mexicana, arte moderna e arte contemporânea. A turma brincou de “Zapateiro” e “Teja”.

A turma do Pré I se aprofundou na capital da França, Paris. O turismo é muito importante para a cidade, possui enorme peso para sua economia. É considerada um importante centro cultural mundial na produção literária, cinematográfica e musical, com destaque para a grande variedade de museus. O brincar das crianças na cidade de Paris é muito semelhante a nossa cultura, as brincadeiras infantis sofrem pequenas variações, porém o princípio é o mesmo. A turma brincou de “Tir à la corde” (cabo de guerra); “Patate chaude” (batata quente); “Un, deux, trois, soleil” (estátua) e “Le facteur n’est pas passe” (lenço atrás).

A turma do Pré II conheceu Lokossa, uma das mais populosas cidades do país africano Benim. Mesmo com crescente acesso aos meios tecnológicos, a cidade fomenta a prática de jogos antigos, realizados em espaços públicos como praças ou em campos abertos, debaixo de árvores. Enquanto crianças, jovens ou até mesmo idosos participam, os mais velhos narram histórias sobre as partidas que já venceram, voltando-se à memória da própria cidade. Desde 2009, o dia 13 de fevereiro é considerado o Dia dos Jogos Tradicionais de Lokossa, estimulando competições entre os bairros locais e apresentações de arte e mostras culturais pelas comunidades. As crianças brincaram de “Terra-mar”, “Gutera Uriziga” e “Kakopi”.

 

Autor: Josiane Gurak | Fonte: CMEI Vila Parolim
00444595.jpg
Curitibrincar
1/1