Curitibinhas na Inclusão, Bullying não!

    Publicado por:  Francis Ariane Carvalho Moura

Na “Semana de Conscientização e Combate ao Bullying” a Equipe de Permanência organizou propostas voltadas a essa temática.

Foram apresentadas as histórias “Galo Valentão” e “Tudo bem ser diferente”, dando inicio aos momentos de conversa, explicando o que é “Bullying”, reforçando a importância de valorizarmos os sentimentos individuais, respeitando as diferenças físicas, culturais, étnico-raciais, entre outras.

A música “Curitibinhas na Inclusão, Bullying não!” também foi utilizada como recurso para o aprofundamento do assunto. Cada turma escolheu uma semente (Equidade, Bondade, Esperança, Respeito e Amizade) para brotar no coração. 

Imagens de atitudes respeitosas e não-respeitosas também foram apresentadas, as crianças tinham plaquinhas com “LIKE” e “DESLIKE”, se a imagem representasse uma ação respeitosa elas levantavam a placa positiva e se representasse uma ação de Bullying, a placa era negativa. Segundo o Curriculo da Educação Infantil de Curtiba:   “Ao acolher, serem acolhidos e interagirem com a diversidade de bebês, crianças e adultos na unidade educativa, os bebês e as crianças constroem uma identidade capaz de reconhecer, respeitar e valorizar as diferenças, ampliando e fortalecendo suas possibilidades de aprender mais com os outros.” (CURITIBA, 2019, p. 86)

Abordar essa pauta, com recursos lúdicos, conversas, pontuando situações da realidade, traz direcionamento para o trabalho pedagógico, as crianças vivenciam e estão inseridas em um mundo que é necessário regularmente trazer a tona essas discussões, reflexões, incentivando uma educação respeitosa, valorizando o individual, para que como grupo tenhamos uma boa convivência.

Autor: ANA GABRIELA LIMA / KAMYLLA MOURA | Fonte: CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE CURITIBA
00474930.jpg
Curitibinhas na Inclusão, Bullying não!
1/8