Conviver com as diferenças pode ser algo que todos entendam, desde que seja ensinado desde os primeiros traços desse entendimento. Para tanto, o conhecimento, a conversa, a demonstração, no dia a dia, é eficaz para que as crianças compreendam que a igualdade está presente mesmo onde há a diversidade.
“Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário”. BNCC, página 38.
O trabalho com o tema bullying na educação infantil, com situações e conversas para desenvolver o conhecimento do que é certo ou errado com a apresentação de diferentes culturas, brincadeiras com a temática e rodas de conversa , são de extrema importância para que as crianças reconheçam a prática do bullying, como atitude negativa que pode magoar as pessoas.
Além disso, trabalhar a diversidade, é construir um aprendizado onde as crianças possam desenvolver o respeito, a tolerância, a empatia, e o carinho com os demais. As crianças se percebem e se reconhecem, em suas características e singularidades.
Autor:
ARETHA BRAZ
|
Fonte:
CMEI RIO NEGRO