Dia 29 de março é dia de homenagear a nossa “cidade linda e amorosa” também conhecida como Curitiba. Conhecer a história de sua fundação e comparar com suas características atuais permitem que as crianças construam o sentimento de identidade e pertencimento e porquê não dizer, de orgulho em ser “curitibinha” ... satisfação que surge mesmo para aqueles que não nasceram aqui, mas se tornam “curitibinhas” de coração. Como disse o Joangel que veio da Venezula :
_ “Me gusta vivir em Curitiba por qué los parques tienen columpios.
Sentir-se parte desta cidade também desenvolve o desejo de preservação e cuidado além de incitarem atitudes participativas e cooperativas pra com os espaços de convivência.
_ “Eu gosto de Curitiba porque tem muitos lugares para brincar”. (Lavínia)
_“Eu conheço o shopping e o mercado que é perto da minha casa, mas eu conheço também outros shoppings... é onde eu mais gosto de passear e comer.” (Gabrielle)
Este ano o elemento que norteou nossas pesquisas sobre Curitiba foi a Capivara. Este simpático roedor de cor marron-avermelhada, vistos nos parques de Curitiba, rapidamente chamou a atenção das crianças do CMEI e virou o mascote das turmas dos Prés. As crianças tinham muitas curiosidades sobre seus hábitos, inclusive se ela também ia ao shopping ou mercado. Por meio de livros e recursos de mídia aprenderam sobre seus hábitos, como relatam a Turma de Pré B:
_ “Elas comem mato e grama e bebem a água do rio” (Matheus)
_ “Gostam de viver perto do rio. Sabem nadar e mergulhar.” (Sarah)
_ “Andam em grupos com os amigos, família e filhotinhos...” (Caline)
O livro “Os passeios da Capivara” de Malu Azevedo nos permitiu realizar um tour virtual pelos principais pontos turísticos de nossa cidade. A turma do Pré A virava pura euforia quando reconheciam algum lugar já visitado.
A turma do Pré C trouxe relatos de casa sobre como aproveitaram os pontos turísticos de Curitiba. Essa tarefa foi um incentivo para que o Lorenzo fosse conhecer o Mercado Municipal e trouxesse deliciosas bananas para compartilhar com os amigos. Os demais coleguinhas encheram o painel de fotos com imagens de diferentes experiencias vividas em diversos lugares da nossa cidade. As crianças do Pré D reproduziram a tradicional Rosácea de Pinhão que decora diferentes calçadas de petit-pavé.
A valorização da comunidade local e aspectos da identidade cultural dessa região, foram trabalhados pela professora Isabel por meio de um jogo de tabuleiro com os elementos do entorno do CMEI.
Para terminar os festejos as crianças participaram da Contação de História: “Capivaras e Curitibinhas: histórias, memórias e criações festejando a cidade de Curitiba”, participaram da votação para eleger o nome da Capivara Mascote e realizaram uma linda exposição com os materiais produzidos.
Autor:
Daiane
|
Fonte:
Cmei Jardim Aliança