Curitibinhas das unidades educacionais da Regional Boa Vista comemoram o aniversário de Curitiba

    Publicado por:  Paulo Henrique Machado

 

As festividades em torno dos 326 anos de Curitiba são inúmeras, diversificadas e movimentam a cidade. As comemorações passam por apresentações culturais, feiras, abertura de exposições, inauguração de equipamentos públicos, entrega de novos ônibus, entre outras ações. Na Rede Municipal de Ensino, os curitibinhas participaram de ações pedagógicas organizadas pela Secretaria Municipal da Educação e pelas equipes pedagógicas e gestoras das unidades educacionais. 

 

Curitibinhas dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), das Escolas Municipais e do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE) da Regional Boa Vista celebraram, nesta sexta-feira (29/03), mais um aniversário da "cidade linda e amorosa da terra de Guairacá". Em todas as unidades, professores, crianças e jovens aproveitaram a ocasião para realizar ações educacionais e culturais e festejar com alegria e entusiasmo!

 

Fundada em 29 de março de 1693, sendo hoje considerada modelo em planejamento urbano, qualidade de vida e em práticas educacionais, Curitiba caminha para se tornar a cidade mais moderna e inovadora do Brasil. Conhecer a sua história, as suas belezas e os movimentos ligados à inovação contribui ao aprendizado dos curitibinhas, que ampliam suas potencialidades em ideias arrojadas e empreendedoras. Nessa perspectiva, os professores se constituem em mediadores entre o passado, o presente e o futuro. 

 

Os estudantes da Escola Municipal Eny Caldeira, por exemplo, celebraram o aniversário em "alto estilo", na Torre Panorâmica localizada no bairro Mercês, um dos pontos turísticos mais visitados de Curitiba, cujo observatório tem um deck que proporciona 360º de visão da cidade. A mediação foi feita pelas professoras da equipe do programa Linhas do Conhecimento. Na Escola Municipal Cerro Azul, aconteceu um momento especial: o lançamento do Projeto Conviver, com a temática da sustentabilidade. Na Escola Municipal CEI Romário Martins, o desenhista, gravurista, ceramista e muralista curitibano Poty Lazzarotto foi homenageado com uma belíssima exposição de desenhos feitos pelos estudantes, que retrataram suas principais obras e monumentos. Em outras escolas, as crianças prestaram belas homenagens, cantaram o hino da cidade, aprenderam sobre a sua fundação, seus pontos turísticos, as personalidades históricas e os serviços e programas desenvolvidos pela Prefeitura.

 

No CMEI Atuba, foram realizadas diversas propostas para a comemoração, dentre elas, leitura de histórias em quadrinhos, exposição de fotos de diferentes espaços de Curitiba e conversas sobre preservação ambiental. Já no CMEI Cinderela, as crianças dos Prés I e II trabalharam um pouco da história da cidade, apreciando desde a “Vila Curitiba” de 1800 até a contemporaneidade, utilizando-se de mapas e diversas mídias. As famílias participaram dessa atividade de reconhecimento da cidade, enviando fotos das crianças em diversos pontos turísticos de Curitiba, contribuindo na composição de painéis expostos no mural do CMEI. Enquanto isso, as crianças do CMEI Prof.ª Ada Pires de Oliveira, além de experimentarem práticas pedagógicas com temáticas curitibanas, tiveram um momento especial de abraço simbólico em Curitiba! A diretora do CMEI Cassiopéia, Márcia Cristina Lisboa Astorfi, ressaltou que "o aniversário é da cidade, mas quem ganha o presente são as crianças", ao celebrar a aquisição das novas traves de futebol e coletes para os jogos do CMEI.

 

“Este é o aniversário em que comemoramos a inovação, um compromisso da gestão”, afirmou o prefeito Rafael Greca, em relação ao movimento da Prefeitura para incentivar ainda mais o ambiente da inovação da capital. A equipe do NRE Boa Vista agradece e parabeniza às equipes das unidades educacionais pelo carinho, competência e práticas inovadoras com que ensinam os curitibinhas nos CMEIs, Escolas e CMAEE da regional. 

 

Salve! Cidade querida. Viva Curitiba, sua linda!

 

 

Autor: NRE Boa Vista | Fonte: NRE Boa Vista
00205901.jpg
326 anos de Curitiba
1/49