Curitiba vai sediar, nos dias 13 e 14 de novembro, a Conferência Municipal de Educação. A organização é do Fórum Municipal de Educação, com a participação de representantes dos órgãos públicos, das entidades e dos movimentos envolvidos com a educação no município.
Poderão participar gestores da educação, profissionais da área, conselheiros, pais, mães, responsáveis e estudantes, além de entidades e movimentos sociais.
A Conferência Nacional Extraordinária da Educação (Conaee) será realizada de 28 a 30 janeiro de 2024, em Brasília (DF). A conferência foi convocada pelo Governo Federal em caráter extraordinário para elaboração do novo Plano Nacional de Educação (PNE), que terá vigência de 2024-2034.
As etapas regionais/municipais vão eleger delegados para as etapas estaduais, quando serão eleitos os delegados para a Conferência Nacional. Os detalhes de programação e local para a etapa de Curitiba serão divulgados em breve.
“É muito importante que os curitibanos participem dessa etapa, para termos uma discussão madura a ser levadas às conferências estadual e nacional”, disse a secretária Maria Sílvia Bacila.
Os temas serão gestão democrática, colaboração e cooperação federativa para enfrentamento das desigualdades e a garantia de direitos educacionais, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável.
As vagas são distribuídas segundo uma proporcionalidade, considerando os segmentos educacionais e os setores sociais envolvidos. “A importância de fazermos uma etapa em Curitiba é garantirmos representação na etapa estadual e, posteriormente, em janeiro de 2024, na etapa nacional”, explicou Maria Sílvia.
Autor:
SME
|
Fonte:
SME