Curitiba treina 15 municípios brasileiros em atendimento de acidentes e emergências

    Publicado por:  Maria Duarte

Compartilhar experiências e reforçar boas práticas foi o que motivou cem profissionais das áreas da EducaçãoDefesa Civil e guardas municipais de 15 municípios brasileiros a participarem do curso de Multiplicadores do Programa Defesa Civil na Educação Programa Defesa Civil na Educação – Conhecer Para Prevenir (CPP), nesta quarta-feira (19/7), na Escola Municipal Omar Sabbag, no bairro Cajuru.

Realizado em parceria pela Defesa Civil e Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, a iniciativa mostrou a importância de se preparar servidores e estudantes para situações de emergência, como alagamentos e desabamentos.

Este foi o primeiro curso do gênero a reunir cidades de diferentes municípios, entre eles Guarulhos (SP) e Blumenau (SC), além de cidades da Região Metropolitana de Curitiba. A ação partiu de solicitação do Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da RMC (COIN-GM).

O curso foi dividido em teoria e prática.

“O programa CPP se mostra eficiente desde sua criação. Por isso, continuamos firmes, com o objetivo de que as pessoas se comprometam com a prevenção de emergências”, afirma o inspetor da Guarda Municipal e coordenador da Defesa Civil de Curitiba, Nelson de Lima Ribeiro, que foi o palestrante do curso.

A diretora de Logística da Educação, Maria Cristina Brandalize, reforça a importância de ações como essa. “Graças a esta iniciativa aumentamos a segurança dentro das escolas. Os profissionais são capacitados para executar e seguir planos de abandono do prédio, primeiros socorros, entre outras emergências, o que garante a segurança dos estudantes e a tranquilidade de suas famílias. Além disso, os estudantes atuam como multiplicadores das informações, contribuindo também para a segurança de suas comunidades”, pontua Brandalize.

Para além de Curitiba

Ao final, os participantes realizaram duas simulações envolvendo as questões de abandono e permanência diante de um agressor.

Dirceu Rodrigues, diretor de Operações da Secretaria da Defesa Civil de Blumenau, considerou a troca de experiências enriquecedora. “Executamos essas ações nas nossas unidades desde 2015, a troca de ideias é muito importante”, comenta Rodrigues.

Opinião semelhante tem o representante da Defesa Civil de Guarulhos, Gildo Soares da Silva. “É de extrema importância sabermos como tudo funciona. Defesa Civil não existe sem o coletivo, e encontros como este proporcionam muito aprendizado”, relata.

“Apesar de serem municípios diferentes, os desafios são iguais”, comenta o secretário executivo do Coin-GM, José Carlos da Silva, acrescentando que novos cursos como este serão realizados.

Rede privada

O CPP, realizado em toda a rede municipal de ensino curitibana, também começou a repassar treinamentos à rede de ensino particular. Escolas privadas podem solicitar a participação no programa. Para isso, basta demonstrar o interesse para o e-mail defesacivilcuritiba.pr.gov.br.

Cidades que também tenham interesse podem realizar o mesmo procedimento, desde que participem do programa um profissional de cada área exigida ? Educação, Defesa Civil e GM.

Além da Defesa Civil e a Secretaria Municipal da Educação, o Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba (Coin-GM) ? órgão composto pelas Guardas Municipais de dez municípios da região da capital paranaense, apoia a realização dos cursos.

Autor: SME | Fonte: SME
00426040.jpg
Curso de Multiplicadores do Programa Defesa Civil na Educação - Conhecer Para Prevenir (CPP), na Escola Municipal Omar Sabbag, no bairro Cajuru.
1/2