Curitiba participa do "Dia de Ler. Todo Dia!"

    Publicado por:  Paulo Henrique Machado
 
Na quinta-feira (01/10) aconteceu o evento "Dia de Ler. Todo Dia!", uma mobilização nacional de incentivo à leitura realizada em mais de 400 cidades brasileiras, cuja iniciativa partiu da Secretaria de Cultura e Turismo da cidade de Barueri, no estado de São Paulo.
 
Em Curitiba, as atividades aconteceram nas unidades da Rede Municipal de Bibliotecas Escolares, nas Casas da Leitura da Fundação Cultural de Curitiba e na Biblioteca Pública do Paraná. Também participaram Núcleos Regionais da Educação, Escolas Municipais, Escolas Estaduais, Centros Municipais de Educação Infantil, Espaços Culturais da Fundação Cultural, entre outras instituições. Ao todo, foram registrados 214886 participantes!
 
Por meio do "Dia de Ler. Todo Dia!", mais do que garantir aos estudantes/usuários/leitores acesso à informação, com livros de diferentes áreas do conhecimento, além de periódicos e gibis, as unidades participantes também se consolidaram como espaços de convivência para práticas de cultura e lazer, com oferta de ações/produções culturais, contação e leitura de histórias.
 
Em várias unidades educacionais, verificou-se a realização de diversificadas ações culturais literárias, com leitura e contação de histórias, leitura individual, rodas de leitura, saraus literários, e o entrelaçamento das diversas linguagens artísticas com a literatura. Foram envolvidos todos os sujeitos da comunidade interna - estudantes, professores, equipe pedagógico-administrativa, direção, inspetores, equipe de limpeza e de manutenção - e externa. 
 
No Farol do Saber Frei Miguel Bottacin, localizado no bairro Cidade Industrial, por exemplo, as agentes de leitura disponibilizaram 100 livros provenientes de doação em uma mesa na calçada em frente à unidade para que quem estivesse passando pela rua pudesse escolhê-los e levá-los. Também foram realizadas leituras para os cidadãos que esperavam o ônibus no ponto próximo ao Farol. Conforme relata a agente de leitura Maria Helena Teixeira dos Santos, "houve alegria, entusiasmo e muitos elogios a essa iniciativa do Dia de Ler. Todos que vieram ao Farol, inclusive para agendamento da Internet, fizeram uma pausa para ler."
 
De acordo com o gerente de Bibliotecas e Faróis do Saber, Paulo Henrique Machado, "a leitura é uma atividade que envolve o leitor num jogo de descobertas e redescobertas de sentidos e ajuda-o a compreender a si próprio, as culturas e o mundo em que vive. A exploração de textos sob diferentes enfoques proporcionou aos participantes oportunidades de experimentar outros modos de ler e desenvolver estratégias diversificadas de leitura."
 
Indubitavelmente, por meio da mobilização "Dia de Ler. Todo Dia!", estimularemos ainda mais o desenvolvimento de práticas inovadoras voltadas à promoção da leitura em Curitiba.
 
 
 
Autor: Bibliotecas e Faróis | Fonte: Paulo Henrique Machado