A secretária municipal da Educação de Curitiba, Maria Sílvia Bacila, participou esta semana do 9º Fórum Nacional Extraordinário da Undime, realizado em Brasília (DF) de 16 a 19 de agosto.
O Centro Internacional de Convenções do Brasil reuniu mais 1.300 participantes de todo o Brasil, em torno de palestras e bate-papo com o tema “A efetividade das políticas públicas para a garantia do direito à educação”.
A secretária destacou as conquistas da rede municipal curitibana durante a pandemia, com a TV Escola Curitiba e a entrega dos kits de alimentação escolar às famílias nos meses de isolamento.
“Fomos rápidos ao responder à situação, garantindo o direito à educação e segurança alimentar, e Curitiba manteve a queda na taxa de distorção idade-série em 2021 entre os estudantes do Ensino Fundamental”, pontuou Maria Sílvia. Em 2020, o percentual era de 2%, e caiu para 1,8% no ano passado.
A secretária de Curitiba é conselheira nacional da Undime, junto com as secretárias Márcia Baldini (Cascavel), Clair Rugeri (Medianeira) e Eliane de Souza Tonin (Faxinal).
Enfrentar desafios
A cerimônia oficial teve início com a tradicional apresentação das delegações estaduais das seccionais da Undime. Cada estado foi representado por sua seccional, dirigentes municipais e equipes técnicas.
Na fala de abertura, Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime, destacou a importância de estar presente em um evento com tantos reencontros após o período de pandemia da covid-19.
“Temos que agradecer a vida que nos foi dada, assumir o compromisso de transformação ainda mais profunda e dizer que estamos aqui para enfrentar os desafios, aprendermos uns com os outros, e lembrar que temos a capacidade de ensinar e aprender ao mesmo tempo. Vamos viver com dignidade e honra”, destacou Garcia.
Autor:
SME
|
Fonte:
SME