Curitiba, ontem, hoje e amanhã- Estudantes da EJA participam de quizz e homenageam Curitiba

    Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

No dia 28 de março os estudantes da EJA II do CAIC Bairro Novo tiveram mais uma experiência pedagógica diferenciada. Desta vez, o tema não foram as produções da Sétima Arte, mas a cidade onde moramos que no último 29 de março completou 321 anos.

 O trabalho conjunto da EPA e do corpo docente propiciou mais este momento de aprendizado significativo. Os estudantes foram recebidos no refeitório da escola onde se depararam com um painel com fotos de Curitiba que foi confeccionado pela pedagoga Fernanda e a professora Lígia  com o tema Curitiba, ontem, hoje e amanhã .Além disso os estudantes puderam apreciar os trabalhos que eles mesmos fizeram na aula de Arte da professora Maria Povorosnik, inspirados na obra do artista recifense radicado em Miami, Romero Britto. Nas fotos dessa postagem vocês poderão conferir algumas das produções dos nossos estudantes. A professora nos contou como esse belíssimo trabalho surgiu, pois a partir do desenho dos próprios alunos, a professora foi inserindo a técnica do contorno,depois da coloração com cores vibrantes, e depois da textura. Em um segundo momento os estudantes conheceram melhor a história desse artista brasileiro com fama internacional. Somente depois de estarem embasados tanto com a técnica, como com o trabalho do artista, os alunos produziram os desenhos dos pontos turísticos de Curitiba a partir do estilo de Romero Britto que ele mesmo denomina Pop Art. Aguardem, pois muito em breve vocês verão aqui na PÁGINA DO CAIC BAIRRO NOVO, o projeto especial que a professora  Maria Povorosnik está desenvolvendo sobre POP ART com os estudantes da EJA.

Após apreciarem seus trabalhos artísticos, os estudantes assistiram a um vídeo sobre a cidade  que depois foi problematizado. Na sequência os estudantes Roger do 5ºPA, e Mariana Guedes 5ºPC declamaram a poesia Lua no Cinema do poeta curitibano Paulo Leminski. Esse momento poético foi iniciativa dos próprios estudantes que solicitaram a professora Aliete de Língua Portuguesa, que estava trabalhando em sala os textos de Leminski, a oportunidade para prestar sua homenagem a Curitiba.

Para ler a poesia escolhida pelos estudantes é só clicar aqui.

Os estudantes assistiram ainda ao vídeo do comediante Fábio Lins,que de forma criativa e descontraída apresenta vários bairros de Curitiba.Quem tiver interesse pode acessar trabalhos do comediante no You Tube.

Depois das risadas aconteceu o tradicional quizz ( presente em outras atividades diferenciadas promovidas pela EJA do CAIC Bairro Novo)  para os estudantes. Animadamente eles responderam às questões preparadas pelos professores de todas as áreas do conhecimento. Neste quizz os estudantes responderam as questões individualmente concorrendo a doces prêmios!

A atividade como não poderia deixar de ser foi um sucesso e parabenizamos a toda equipe da EJA do CAIC Bairro Novo e em especial aos  nossos professores:

Língua Portuguesa

Adalgisa, Aliete, Rosângela

Matemática

Evandro, Julio, Lourdes

História

Simone e Ademir

Geografia

Sônia, Wladimir

Arte

Maria Povoroski

Ciências

Lígia, Rita, Adriana, Alex

Inglês

Andreia

Educação Física

Elizabete Benato

Lembramos que se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação de qualidade agradece!

 

Autor: Patricia Molina Treufeldt | Fonte: Everton Luis Camargo, Professora Maria Povoroski
00032049.jpg
Aniversário Curitiba EJA
1/18