Com a aproximação do Aniversário de Curitiba, a turma do Pré II iniciou um projeto em comemoração a esta data que rendeu muitas aprendizagens e que ainda promete grandes descobertas.
O início do projeto seguiu em duas linhas paralelas: a primeira buscou valorizar a beleza de nossa cidade e seus pontos turísticos e a segunda que despertou o olhar das crianças para o entorno do nosso CMEI, de modo que perceberam quais eram as belezas que havia nesse local, suas fragilidades e o que poderíamos fazer para melhorar este entorno.
Inicialmente foi realizada roda de apreciação de imagens de nossa cidade a partir do livro Curitiba, escrito por Carlos Renato Fernandes, um pouco da história da cidade e alguns locais importantes dela. As crianças se encantaram com cada imagem e as curiosidades começaram a aparecer, assim como, alguns relatos das famílias nos dias que se seguiram.
O livro então circulava entre as crianças, para que explorassem e realizasse desenhos de observação das imagens presentes nele e de alguns pontos turísticos que despertaram maior interesse na turma em geral.
Para surpresa das profissionais envolvidas, o assunto continuou rendendo em diversos momentos do dia, dentro e fora do CMEI e por isso foi realizado uma pesquisa junto as famílias de fotos ou curiosidades sobre os pontos turísticos de Curitiba, o que resultou em uma linda exposição.
Em contrapartida a turma realizou observações da parte interna do nosso CMEI, demarcando os locais e identificando as portas com desenhos. Observaram o espaço externo da unidade fotografando com os tablets e questionaram a ausência de flores no local.
Na sequência realizaram observação e fotografias do entorno do CMEI. Elaboraram uma lista do que encontraram e elencaram o que observaram no espaço, situações boas e outras nem tanto assim. As crianças relataram a quantidade de lixo, a ausência de flores, a diferença da rua de chão batido e de asfalto, o Pinheiro, a casa do João de Barro, o caminhão de lixo, a rua onde algumas brincam, a casa de algumas crianças e o caminho da casa de outras e questionaram o por quê de não ter outro lugar para poderem brincar.
Voltando para os pontos turísticos (lembrando que as atividades aconteceram simultaneamente durante os meses de março e abril) foram apresentadas no data show imagens dos locais que mais chamaram a atenção dos pequenos. As crianças se concentraram nas apresentações e depois realizaram um gráfico de votação do lugar mais bonito. Museu Oscar Niemayer ganhou em disparado e um desenho de observação do mesmo foi realizado.
Não se pode deixar de citar a empolgação no dia 29 de março. As crianças chegaram eufóricas com a data, preparam durante o dia todo muitas guloseimas de massinha e areia para o aniversário de Curitiba e empolgadas cantaram o parabéns mais animador que já ouvimos, se deliciando com um bolo que foi preparado para que todo o CMEI junto comemorasse aniversário da nossa cidade.
Agora a turma está dando continuidade ao projeto, com diversas propostas que estão sendo elencadas a partir dos interesses das crianças.
Autor:
Vila Califórnia, CMEI
|
Fonte:
Maria Rita M., Rozane B. e Sthefani L.