Curitib@, um lug@r bom de se viver!

    Publicado por:  Anaí Fatturi Rodrigues

No mês de outubro do ano de 2017 a escola Municipal Margarida Orso Dallagassa foi convidada a participar da 6ª Gincana Virtual que veio como tema: Nas trilhas da cid@de: conexão curitibinh@”. Os alunos participantes pertencem a  turma do primeiro ano integral.

Primeiramente os alunos foram desafiados a escolher um nome para sua equipe, e por meio de votação venceu “@dalla.com”, este seria usado para apresentação dos integrantes da equipe, durante toda a gincana. Os alunos juntos com a vice-direção montaram uma paródia com a letra da música “Amigos do Peito” do Balão Mágico para apresentação da equipe. https://youtu.be/J63l-vCUB7s.

O segundo desafio foi conhecer um pouco da história do bairro Tatuquara e do espaço onde está situada a escola Margarida Orso Dallagassa, para isso foi realizado entrevistas com moradores antigos, passeios e pesquisas e apresentado através de um documentário. http://youtu.be/5xZCukhXQII

No desafio social a escola teve a participação de pais, alunos e professores para revitalização do espaço externo da escola, como escada feita com pneus, organização da horta com garrafas pet e pintura dos muros pichados. http://youtu.be/V6F3b1iloNE

O terceiro e último desafio os alunos conheceram três escolas de diferentes núcleos regionais, por meio dos vídeos apresentados na sala de informática. Alguns alunos relacionaram que muitos dos lugares apresentado pelas outras equipes já foram visitados por eles, destacaram o Zoológico, no alto Boqueirão apresentado pela Equipe Heróis da Igualdade da escola Municipal CEI Érico Veríssimo e gostaram muito do documentário, pois foi possível conhecer um pouco da historia do bairro e da cidade de Curitiba narrada pela historiadora da casa da memória  Angela Medeiros Rodarte . https://www.youtube.com/watch?v=QkAft-aWUrY. Destacaram a Ópera de Arame apresentada pela equipe Gênios do Ulysses da Escola CEI Ulysses Silveira Guimarães como também sendo algo já conhecido por alguns dos alunos, ficaram maravilhados com as construções antigas como a Sociedade Abranches e a Casa Típica Polonesa. Bairro Abranches  . A equipe Gralha Azul da Escola João Macedo Filho apresentou diferentes locais como armazém Santa Ana construção antiga desde 1970, o Bosque de conservação de Biodiversidade, o Bioparque e o parque da imigração japonesa, estes lugares estão bem próximos a região do Tatuquara e nenhum dos alunos conhecem. Ficando a dica para passeio no próximo ano.  https://goo.gl/1jMu6V.

A equipe @dalla.com sente-se lisonjeada e agradece por poder participar desta gincana e compartilhar sua  historia e também conhecer um pouco da historia das outras escolas participantes.

Notícia produzida coletivamente com a Equipe @dalla.com, auxiliados pelas professoras Anaí Fatturi Rodriguês  e Bruna Paula Vieira de Brito. 

Autor: Equipe @dalla.com | Fonte: Produção coletiva da Equipe @dalla.com