As práticas do contraturno estão trabalhando neste 1º trimestre com o tema gerador: O ser brincante e a cultura popular. A ideia é valorizar a cultura brasileira através de brincadeiras tradicionais e regionais, assim como apresentar e propor vivências de diferentes manifestações culturais e artísticas.
A professora de Práticas Artísticas (Músicais), Millene Camargo, apresentou aos estudantes diferentes aspectos da cultura do Nordeste. As crianças refletiram sobre a realidade nordestina, localizaram no mapa esta região, conheceram os principais compositores, cantores,ritmos e instrumentos.
Esta semana o frevo foi comtemplado na sequência de atividades propostas pela professora. As turmas tiveram a oportunidade de conhecer a história, origem e os principais “passos” desta dança.
“ O frevo é uma palavra originada da linguagem simples do povo nordestino, especificamente de Pernambuco e vem da palavra “ferver”, que era pronunciada “frever”. Pense se nossos “teixeirinhas” não “ferveram” de montão!
Autor:
Anísio Teixeira, EM
|
Fonte:
Marilia Costa Jordão