Cultura Popular é no Anísio

Publicado por:  Marilia Costa Jordao

As práticas do contraturno estão trabalhando neste 1º trimestre com o tema gerador: O ser brincante e a cultura popular. A ideia é valorizar a cultura brasileira através de brincadeiras tradicionais e regionais, assim como apresentar e propor vivências de diferentes manifestações culturais e artísticas.

A professora de Práticas Artísticas (Músicais), Millene Camargo, apresentou aos estudantes diferentes aspectos da cultura do Nordeste. As crianças refletiram sobre a realidade nordestina, localizaram no mapa esta região, conheceram os principais compositores, cantores,ritmos e instrumentos.

Esta semana o frevo foi comtemplado na sequência de atividades propostas pela professora. As turmas tiveram a  oportunidade de conhecer a história, origem e os principais “passos” desta dança.

“ O frevo é uma palavra originada da linguagem simples do povo nordestino, especificamente de Pernambuco e vem da palavra “ferver”, que era pronunciada “frever”. Pense se nossos “teixeirinhas” não “ferveram” de montão!

Autor: Anísio Teixeira, EM | Fonte: Marilia Costa Jordão
kj