Cuidar e brincar na praça: este espaço é nosso!

    Publicado por:  Cristiane Fonseca

“Urge que assumamos o dever de lutar pelos princípios éticos fundamentais como o respeito à vida dos seres humanos, à vida dos outros animais, à vida dos pássaros, à vida dos rios e das florestas... A ecologia ganha uma importância fundamental neste fim de século. Ela tem que estar presente em qualquer prática educativa”, Paulo Freire (Pedagogia da esperança, 2000, 66-67)

O cuidado, a exploração e a alegria de brincar juntos na praça do bairro marcaram a manhã do último dia 4, das crianças da turma do Pré 2 B.  Participando do “Linhas da Praça”, proposta orientada pelo Programa Linhas do Conhecimento, a turma desfrutou da Praça Acir Macedo Guimarães.

O sentimento de pertencimento foi fortalecido com as crianças colaborando com a limpeza do espaço. Com luvas e sacolinhas eles juntaram os lixos encontrados. Após a ação de cuidado, aproveitaram da estrutura do espaço brincando nos equipamentos de ginástica, no parquinho e jogando futebol.

As atividades da aula de campo local foram mediadas pelas professoras regentes de turma Luzinete e Débora, professora Magali e pela representante do programa. A Guarda Municipal garantiu a segurança do trajeto de ida até a praça e retorno à unidade.

Autor: Krasinski, CMEI | Fonte: Cristiane Fonseca
00247021.jpg
Praça Alcir Macedo Guimarães
1/9