Cromossomo Vinte e Um - Dia Internacional da Síndrome de Down

    Publicado por:  Marilia Costa Jordao

Vinte e um de março, foi a data estabelecida para registrar o "Dia Internacional da Síndrome de Down". O dia foi estrategicamente pensado já que a alteração genética da síndrome acontece no cromossomo “21”. Este cromossomo deveria ter um par de triossomas ( X "perninhas"), porém nas pessoas com down ele apresenta três trissomas (XI).  Muitos se indagam sobre o porquê de se comemorar uma síndrome, a ideia é que este dia interinacional traga visibilidade para a temática, que se busque a ruptura de preconceitos, além de chamar a atenção da sociedade para  um olhar mais humano e paciente  com o diferente.

Vale ressaltar que a Síndrome de Down não é doença e não deve ser um rótulo para definir a pessoa, já que cada um tem gostos específicos, personalidade própria, habilidades e vocações distintas entre si.

 A escola Anísio Teixeira é inclusiva, não visando apenas o cumprimento da lei 13.146 (capítulo IV), como também acreditando que á através da convivência com as diferenças e diversidades que as crianças construirão em seu ser a virtude do respeito e aceitação ao outro, quem quer que ele seja. 

Autor: Anísio Teixeira, EM | Fonte: Marilia Costa Jordão
00127399.jpg
kjfv
1/1