As turmas dos 9ºanos C até o G estão lidando com a tabela periódica de um jeito diferente. A professora de Ciências Doralice Caldas, propôs aos estudantes que criassem jogos com os elementos químicos da tabela periódica.
Para a criação do jogo, os estudantes poderiam se inspirar em jogos já existentes como trunfo, batalha naval, jogo da memória, jogos de corrida entre outros.No desenvolvimento do jogo não era necessário que os estudantes utilizassem todos os elementos químicos. Era fundamental que os elementos apresentados em cada jogo estivessem vinculados aos conhecimentos das aulas de química. Em equipes, os estudantes definiram os jogos que iriam elaborar, as regras e o layout de cada um.
Na perspectiva de uma avaliação diferenciada, os estudantes apresentaram os jogos para os colegas de turma, explicando o funcionamento de cada um.
Os estudantes puderam jogar os jogos criados pelos colegas. Também houve rodízio dos jogos produzidos pelas turmas. Não é bacana?
Para a Professora Doralice “os objetivos da elaboração dos jogos que eram apresentar os elementos químicos e seus símbolos, além de facilitar a localização desses elementos por parte dos estudantes foi atingido com sucesso, pois os estudantes passaram a ter intimidade com a tabela periódica".
"A palavra é “desmistificar”! Do que estamos falando? Do projeto sem igual, realizado pela professora Doralice Caldas, envolvendo a tabela periódica dos elementos químicos com os 9° anos. Sim? aquela tabela? aquela que nos aterrorizava, que parecia intocável e que para decifrar, pensávamos que tínhamos que fazer um curso básico de “Grego”... Essa mesma! Brincadeiras a parte, realmente em nossa geração não contávamos com incentivos para vermos esse material com familiaridade e facilidade, como um material acessível e que pode fazer a diferença nos estudos de Química. Claro, falo por mim e por outros que tinham dificuldades. Também havia estudantes que tinham facilidade para interpretá-la? Mas com ou sem dificuldade, a opinião seria unânime: montar um jogo, baseado em jogos que gostamos para ajudar na compreensão dos elementos? ah, isso não tem preço e é de grande ganho pedagógico, pela empolgação dos alunos. Houve trabalhos maravilhosos. Os pupilos da professora se superaram pelo empenho, dedicação e pela diversão de aprender brincando!! Os estudantes estão de parabéns pelo envolvimento, por comprarem a ideia e desenvolverem jogos fabulosos!!! Esse, Professora Dora, foi o pontapé inicial para desmistificar esse material e familiarizar os estudantes com esse ramo da ciência!! Parabéns mesmo!! E que venham outros! “Declaramos abertos os Jogos Pedagógicos”! declarou o enstusiasmado vice-diretor do CAIC Edilson Machado.
Convidamos vocês a conferirem nas fotos as produções dos estudantes dos 9ºs anos. Parabéns pela criatividade e dinâmica dos jogos elaborados. Parabéns Professora Doralice por proporcionar uma avaliação criativa e diferente para os estudantes!
Fotos: Professora Doralice Caldas.
Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública de qualidade agradece! E esperamos a visita de todos vocês na nossa Fanpage. Use sempre as hashtags #caicbn #paginadocaic
Autor:
Professora Patricia Molina Treufeldt
|
Fonte:
Doralice Caldas