Crianças são treinadas para situações de emergência no CMEI Irmã Dorothy

Publicado por:  Andreia Luciana Batista

Um simulado mobilizou 162 crianças, com idades de três meses a 5 anos, e 30 servidores do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Irmã Dorothy Maestang, no Bairro Alto, na manhã desta segunda-feira (27). A ação faz parte do Programa Defesa Civil na Educação - Conhecer para Prevenir, que orienta sobre como agir em situações de risco, evitar acidentes ou minimizar danos em casos de catástrofe.

No CMEI Irmã Dorothy, orientado por integrantes da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, em poucos minutos o grupo saiu do prédio e chegou à rua, com segurança e tranquilidade. “Para nós é muito importante este tipo de treinamento, pois ao saber que nossas crianças e equipe estão preparados para eventuais emergências, temos mais segurança para trabalhar no dia a dia”, disse a diretora do CMEI, Camila Martins de Oliveira.

A coordenadora regional do Conhecer Para Prevenir, Kathryn Souza, explicou que aquele tipo de evacuação total do prédio poderia acontecer num caso de incêndio, alagamento ou até mesmo um destelhamento provocado por vendaval.

“Em situações assim, as crianças saem enfileiradas, conduzidas por um líder e seguindo as rotas de fuga sinalizadas no piso do CMEI”, informou Kathryn. Os bebês são colocados em berços com rodinhas e retirados rapidamente do prédio.

Ao ouvir a sirene do simulado, que sinalizava um suposto início de incêndio em uma das salas do CMEI, o pequeno Felipe Gabriel de Jesus, de 5 anos, sabia exatamente o que fazer. “Vou sair seguindo as setas pintadas no chão”, disse. Ao seu lado, o colega Murilo de Oliveira, também sabia quais eram as orientações. “Vamos sair em filas ouvindo as instruções”.

O supervisor da Guarda Municipal Paulo César Bara, que conduziu o treinamento, explicou que os treinamentos com os estudantes são realizados com frequência quinzenal pelos núcleos regionais. “Uma vez por semestre a nossa equipe da Defesa Civil vai até as instituições para fazer a avaliação do procedimento”, disse.

O guarda municipal informou ainda que o Conhecer Para Prevenir, da Prefeitura de Curitiba, é considerado um programa modelo e está sendo implantado em várias instituições privadas de ensino.

PROGRAMA CONHECER PARA PREVENIR - Núcleo Regional de Educação Boa Vista

O Programa Conhecer para Prevenir tem por objetivo inserir a defesa civil nas atividades da rede municipal de ensino, implementar práticas de prevenção contra acidentes e outros tipos de emergências.
Na regional Boa Vista, o programa foi inserido no ano de 2007, nas unidades E.M. Araucária e CMEI Vila Califórnia. Neste ano, atingiu-se 100% de implantação em nossa regional.

Autor: Tálita Rasoto - NRE Boa Vista | Fonte: SMCS
Crianças são treinadas para situações de emergência no CMEI Irmã Dorothy