Escola Municipal Pilarzinho, Escola Municipal

logo escola

Crianças são incentivadas a compartilhar seus sentimentos na Oficina de Teatro

    Publicado por:  Gustavo Leandro de Siqueira Prestini

    Os estudantes da Unidade de Educação Integral Pilarzinho que participam da Oficina de Teatro, estão sendo convidados, pela professora Alessandra Frohlich, a expressar e compartilhar seus sentimentos de maneira lúdica e divertida em uma atividade que envolve a literatura, o autoconhecimento e o autocontrole.

    O livro “A lata dos sentimentos” da autora Monica Guttmann, ajuda as crianças a reconhecerem e reciclarem sentimentos negativos e a aceitarem e valorizarem as características pessoais, explorando a expressão e a renovação de sentimentos ruins em bons. A professora recriou em sala o trecho em que os personagens do livro colocam seus sentimentos numa lata e que o mágico aparece para renová-los em experiências alegres e melhores.

    Durante as aulas, os alunos contam uns para os outros o que estão sentindo e o porque, e depois colocam dentro da lata, “trabalhando a oralidade, a exposição em público e o reconhecimento de seus sentimentos trabalhando a reciclagem deles”, afirma a professora Alessandra.

    Para o Articulador, Gustavo Prestini, ter contato com os sentimentos é de grande importância no desenvolvimento do estudante e na sua preparação para viver em grupo, “principalmente devido às características da nossa sociedade atual, que cada vez menos lida da maneira correta com os sentimentos colocando-os de lado ao invés de enfrentá-los, visto que a mediação das relações pela tecnologia propicia o escape”, afirma.

Autor: Gustavo L. de S. Prestini | Fonte: Pilarzinho, EM