Crianças reproduzem símbolos da cidade no 11º Farol do Saber e Inovação!

    Publicado por:  Ana Dariley Peters

O Pinheirinho ganhou nesta terça-feira (12/3) o 11º Farol do Saber e Inovação da cidade e o segundo do bairro, como parte das comemorações dos 326 anos de Curitiba. A revitalização do Farol Tasso da Silveira, que fica junto à Escola Municipal Maringá, foi entregue pelo prefeito Rafael Greca e pela secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

O Farol Tasso da Silveira, inaugurado por Greca em março de 1996, durante a primeira gestão como prefeito, agora abriga no mezanino uma oficina de criatividade, com espaço maker e impressora 3D. Os equipamentos foram usados por estudantes para a produção das réplicas de atrativos de Curitiba apresentadas na inauguração.

“O poeta Tasso da Silveira era um simbolista, e os símbolos traduzem a vida. O farol é um símbolo de luz na porta da escola. E agora traz também o símbolo do espaço maker, que é a nova fronteira da inovação. Isso nos levará a um novo patamar da democracia e da igualdade de oportunidades”, disse o prefeito.

A secretária destacou os investimentos feitos em escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Em dois anos foram R$ 12 milhões para 800 intervenções nas unidades. "E faremos pelo segundo ano a Prova Curitiba, que coloca nossa cidade na vanguarda intelectual como modelo para o Paraná e o Brasil. Temos muitos motivos para nos orgulharmos da nossa educação”, afirmou Maria Sílvia.

A Prova Curitiba é uma ferramenta interna de planejamento na rede municipal de ensino. Com o resultado da avaliação, são identificados pontos fortes e as áreas em que é necessário reforçar ações para garantir a qualidade do ensino no município.

Coração em festa

A entrega do farol contou com um espetáculo de dança de 15 estudantes. “O nosso coração está em festa hoje. Vemos crianças cada vez mais instigadas a pesquisar”, comemorou a diretora da escola, Sandra Barbarini Barbosa.

Na quadra coberta da unidade, as crianças apresentaram a coreografia “A história de uma gata”, sob a supervisão da professora Veridiana Dalarme Pelanda.

Dentro do farol revitalizado, os astros foram os estudantes Geovana Nadalin, Ana Julia Kutcka, Ruan Phelipe Rumpf, Leonardo Nunes, Vitor de Oliveira, Ana Julia do Santos e Anamara Silvério, que apresentaram ao prefeito o projeto “Mini museu – Curitiba e sua história”, desenvolvido no novo espaço maker. Inspirados pelo aniversário de Curitiba, eles fizeram réplicas em miniatura do Jardim Botânico, da Catedral e do prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), orientados por Marilaine Silva Maciel Ruiz.

Os estudantes estavam ansiosos para mostrar a exposição. Leonardo contou que sua mãe era estudante da escola quando o farol foi inaugurado, na década de 90, e que agora era a vez dele apresentar seu trabalho ao prefeito, no mesmo farol. “Fizemos tudo aqui mesmo”, contou.

Anamara disse que adorou a oficina de criatividade. “Foi a primeira vez que desenvolvemos um projeto assim, gostei muito”, contou. A colega Ana Júlia concordou: “É muito divertido.”

Novas unidades

Alinhados ao conceito do Vale do Pinhão e a tendências em tecnologia educacional, os novos faróis são uma evolução dos Faróis do Saber, que na década de 1990 foram pioneiros ao oferecer bibliotecas com acesso à internet.

No Pinheirinho, o primeiro farol a ser transformado em espaço maker foi o José de Alencar, junto à Escola São Mateus do Sul, em abril de 2018. Este ano, a Prefeitura de Curitiba vai entregar 23 Faróis do Saber e Inovação, além dos outros dez já inaugurados pela atual gestão.

Presenças

Participaram o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trautwein; o secretário de Planejamento e Administração, Alexandre Jarschel; os vereadores Pier Petruzziello, Beto Moraes, Mauro Bobato e Tito Zeglin; o administrador da Regional Pinheirinho, Reinaldo Boaron; e os superintendentes da Educação, Oséias Santos (Executivo) e Elisângela Mantagute (Gestão Educacional).

Autor: SME | Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba.
00264429.jpg
Farol do Saber e Inovação Tasso da Silveira
1/5