Crianças produzem roupas de boneca em oficina no Farol Machado de Assis

    Publicado por:  Cristiane Aparecida Luquetta

Brincar de boneca é diversão garantida e criar roupinhas para trocar e diversificar o visual do brinquedo é ainda melhor. Foi com essa ideia que a equipe do Farol do Saber Machado de Assis, no Vista Alegre, promoveu na manhã desta quarta-feira (28/11) uma oficina, aberta à comunidade, para ensinar a confeccionar modelos rápidos e fáceis de serem criados até mesmo pelas crianças.

A oficina é resultado de uma parceria entre as agentes de leitura do farol e a artesã Pricila Santana de Almeida, da equipe Maroca, que produz roupas de boneca que são comercializadas na Feira de Artesanato do Largo da Ordem.

Mãe de crianças que frequentam o Farol do Saber para pesquisar e participar de atividades de leitura, Pricila se voluntariou para ensinar a atividade para outras crianças. “É um espaço incrível, que meus filhos gostam de frequentar e que oferece boas atividades, portanto, foi uma forma de participar para que outras crianças também tenham bons momentos aqui”, disse.

Participaram da primeira oficina cinco meninas, com idades entre 4 e 11 anos e algumas mães que acompanharam as filhas na atividade que teve clima de brincadeira. “Eu amei fazer eu mesma a roupa para as minhas filhas, que são gêmeas”, contou Laura de Castro Mainardes, 8 anos, que vestiu suas duas bonecas prediletas.

Entre fitas, adereços e o colorido do tecido, Isalella Mondini criou um novo figurino para a sua boneca. “Amei, parece até que é uma boneca nova com essa roupa linda”, disse a menina.

Acostumada a frequentar o Farol do Saber para pesquisas e estudos, a estudante Andreia Dalpra Rosa foi acompanhada da filha Larissa Dalpra Rosa, 4 anos, participar da oficina. “Foi um tempo maravilhoso e uma atividade gostosa de mãe e filha. Gostei muito de participar”, disse a estudante.

Miniguirlandas
A oficina de confecção de roupas de boneca foi uma das dezenas de opções do Farol do Saber, voltadas ao público infantil neste mês. Para dezembro, outras atividades de arte e cultura estão planejadas para envolver os meninos e meninas em práticas artísticas e culturais, entre elas as oficinas de animação de roteiros (stop motion) com motivos natalinos, às 10 horas do dia 12/12 e de mini guirlandas, que acontecerá neste mesmo dia, ás 14h30. 

Também acontecerão aulas de violão para crianças, nas manhãs de quintas-feiras e atividades de contação de histórias do projeto “Na praça tem história”, que acontecerá no Jardinete Deputado Ladislau Lachowski, ao lado do Farol, no dia 5 de dezembro, às 10h e ás 15 horas.

O espaço foi recentemente revitalizado pela Prefeitura de Curitiba e entregue à população com parquinho de troncos e piso emborrachado, pista de caminhada e minianfiteatro.
Todos os meses, os Faróis do Saber oferecem gratuitamente atividades de arte, literatura e música e aulas de idiomas, artesanato e de preparação para o mercado de trabalho. “São cursos rápidos e ações culturais com opções para todos os públicos, de crianças a idosos”, diz a gerente de Faróis do Saber, Christiane Martins. A programação está disponível no portal Cidade do Conhecimento.

Localizados nos bairros, os Faróis do Saber oferecem, perto das casas dos moradores, obras literárias e acesso gratuito à internet, além do incentivo à integração e convívio.

 

Fonte: http://www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/cidadedoconhecimento/index.php?subcan=7&cod_not=43107

Autor: Gerência de Faróis do Saber e Bibliotecas | Fonte: Portal Cidade do Conhecimento
00198827.jpg
oficina - machado de assis - 28-11
1/3