Crianças fazem projeto de inclusão no sétimo Farol do Saber e Inovação da cidade !

    Publicado por:  Ana Dariley Peters

O projeto Manobra Inclusiva, desenvolvido pelos estudantes da Escola Municipal dos Vinhedos, em Santa Felicidade, chamou a atenção do prefeito Rafael Greca na entrega das obras de revitalização do Farol do Saber e Inovação Dante Alighieri, nesta sexta-feira (31/8). O farol, que fica junto à escola Vinhedos, é o sétimo da cidade a receber melhorias e ser transformado em oficina de criatividade. Até o final deste ano serão entregues dez Faróis do Saber e Inovação pela Prefeitura, um em cada regional.

“Aqui em Curitiba educamos para a inovação, porque em 2030 não teremos as mesmas profissões de hoje e nossos curitibinhas terão que ser criativos, inovadores. E estes novos faróis, com espaço maker e impressora 3D, são os locais onde os curitibinhas são provocados e convidados a olhar para o mundo”, incentivou o prefeito, acompanhado da secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

O projeto elogiado por Greca partiu de uma situação real da escola, que tem vários estudantes de inclusão. Um deles é o Thiago de Souza. Com problemas nas pernas, ele utiliza um skate para se locomover sentado, pois não gosta da cadeira de rodas.

As crianças colocaram a `mão na massa´ para ajudar o amigo. Juliana Ribeiro, do 5º ano, uma das estudantes envolvidas no projeto, explicou que ela e os colegas pesquisaram sobre mobilidade com skate. “Trabalhamos a ideia de inclusão e a valorização do outro”, disse a menina.

Os estudantes criaram pequenas rampas de madeira. Também utilizaram materiais alternativos na construção do protótipo para a impressão de um mini-skate e uma minirrampa na impressora 3D do farol. 

A professora Mariane Zinher adiantou que o próximo passo do projeto é buscar uma universidade para fazer um novo skate em tamanho real para o Thiago, a partir do protótipo feito pelos colegas.

“Em nossas unidades se trabalham problemas reais e os próprios estudantes desenvolvem soluções. Assim fazemos uma Curitiba inovadora, justa e fraterna”, comentou Maria Sílvia.

A diretora da escola, Rosângela Bonfim Gunther, agradeceu as melhorias que a unidade recebeu. “Somos a unidade com mais estudantes de inclusão da região e ganhamos banheiros adaptados, meu muito obrigada ao prefeito”, disse a diretora.

O Dante Alighieri

Inaugurado em março de 1995, na primeira gestão de Rafael Greca, o Farol do Saber e Inovação Dante Alighieri tem 8,1 mil usuários e passou por reformas para abrigar mais uma oficina de criatividade, com espaço maker e impressora 3D. O espaço beneficia tantos estudantes quanto a comunidade.

Além deste, já foram transformados em Faróis do Saber e Inovação e entregues à população as unidades Mário Quintana, junto à Escola Municipal Wenceslau Braz, no bairro Boqueirão; Fernando Amaro de Miranda, da Escola Municipal CEI Heitor de Alencar Furtado, na CIC; Herbert José de Souza, da Escola Municipal Marumbi (bairro Cajuru); Manuel Bandeira, da Escola Municipal Herley Mehl (Pilarzinho); Rocha Pombo, da Escola Papa João XXIII (Portão); e José de Alencar, da Escola São Mateus do Sul (Pinheirinho).

Presenças

Participaram do evento o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trautwein; o superintendente Executivo da Educação, Oséias Santos de Oliveira; a administradora da Regional Santa Felicidade, Simone da Graça das Chagas Lima; a chefe do Núcleo da Educação de Santa Felicidade, Denise Lipinski; a coordenadora de Tecnologias Digitais e Inovação da Secretaria da Educação, Estela Endlich, a coordenadora de Projetos, Andrea Barletta; a responsável pelo departamento de Obras, a arquiteta Flávia Gomes; a assessora de Núcleos Regionais da FAS, Veranice de Lara; o diretor da Secretaria da Cultura, Jader Alves;  e a vice-diretora da escola, Gisele Casagrande.

Autor: SME | Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba.
00264386.jpg
Farol do Saber e Inovação Dante Alighieri
1/5