Crianças e estudantes da Escola Municipal Professor Kó Yamawaki se encantam com a Hora do Conto

Publicado por:  Paulo Henrique Machado

Em virtude do agravamento da pandemia do novo coronavírus, as aulas presenciais da Rede Municipal de Ensino foram suspensas e os conteúdos curriculares passaram a ser disponibilizados por meio de videoaulas na TV Aberta e no Canal TV Escola Curitiba (YouTube).

Na Escola Municipal Professor Kó Yamawaki, no Bairro Alto, em adição às aulas de Língua Portuguesa e Literatura, crianças e estudantes estavam acostumados com a rotina de empréstimos de livros e com as contações de histórias realizadas pelas professoras. Com o intuito de dar continuidade aos momentos literários que eram realizados presencialmente, a professora Maria Aparecida Freitas Soares, que já atuou como agente de leitura da biblioteca, passou a gravar em vídeos as suas encantadoras contações, as quais são disponibilizadas quinzenalmente às famílias por meio do WhatsApp.

A professora seleciona os livros, faz leituras prévias, observa as ilustrações, memoriza os textos, prepara os recursos cênicos e musicais, e interpreta suas intenções para transformá-las em modulações de voz e gestos. De acordo com a vice-diretora Christiane Fernandes da Rosa, "a ideia é que por meio da Hora do Conto, as crianças possam desenvolver a criatividade, o gosto pela leitura e pelas diferentes linguagens, criando empatia pelos personagens evidenciados. As contações de histórias incentivam a ludicidade na criança, característica muito importante para o seu desenvolvimento."

Narrar histórias é prática tão antiga quanto a história dos humanos sobre a Terra e, é por meio da tradição oral que muitas histórias se perpetuaram entre gerações. No ambiente escolar, mesmo que remotamente, consiste em estratégia fortuita para estimular o gosto pela leitura.

Confira o vídeo da Hora do Conto em que a professora Maria Aparecida reconta a fábula "O leão velho", de Esopo, um escritor da Grécia Antiga a quem são atribuídas várias fábulas populares.

Autor: Núcleo Regional da Educação (NRE) Boa Vista | Fonte: EM Prof. Kó Yamawaki e NRE Boa Vista
Contações de histórias - EM Prof. Kó Yamawaki