Crianças do CMEI União das Vilas brincam e aprendem na Prefeitura

    Publicado por:  Sandra Mara de Lima

Na quarta-feira dia 18/04 a turminha do pré II do CMEI União União das Vilas visitou a Prefeitura Municipal de Curitiba. O trabalho iniciou ainda no CMEI com proposta de conhecer o entorno da unidade, pois muito não conheciam o bairro onde moram. 

As famílias receberam  um questionário sobre o bairro, aonde gostavam de ir e o que conheciam da cidade. Foram realizadas rodas de conversa, observação de fotos e vídeos de hoje  e antigamente, conversas sobre  Curitiba e suas belezas como parques, bosques, esculturas e artistas que tem sua arte espalhadas por todos os lados, descobrindo assim um pouco da história.

A professora Karla D' Aparecida R. M. Carta de Freitas organizou uma aula de campo local para observar e registrar a Araucária, símbolo da cidade, foi conversado sobre outros simbolos como o relógio das flores e o museu do olho..
 
"A cada ação percebiamos o entusiasmo e a curiosidade das crianças, os questionamentos iam surgindo e aos poucos a pergunta surgiu "quem cuida da cidade" , aproveitamos para disser que além de nós mesmos, existem pessoas que trabalham para mantê-la linda e que formam uma corrente desde as pessoas que limpam até a pessoa que foi escolhida para saber e ver tudo, o nosso prefeito", relata a professora Karla.  " a cidade é muito grande mesmo" diz a pequena Maria Luiza de 04 anos.
 
Apresentou-se ainda o  Palácio 29 de março,  sua fachada com cenários de Curitiba, a rotatória com a onça "luar do sertão".  "Foi o João Turin que fez a onça, dando carne de noite para ela" diz Emanuelly e Matheus.
 
O  encantamento revelado nos olhares, em  cada proposta ao descer do ônibus, pensados de forma lúdica de como observar a calçada de Petit pavê, que nos lembram o pinhão. A árvore imune ao corte, " está assim em vermelho porque é proibido" diz Luiz Gustavo. 
 
Lá dentro deste espaço grandioso aos olhares dos pequenos, cada detalhe como o subir as escadas até o salão Brasil, onde o espaço foi  organizado com diversos e ricos cantos pra eles brincarem, assim comoa contação de história que os fizeram ficar de olhos bem atentos, "afinal quem não ama uma história"?Diz a professora.
 
De longe avistaram uma bela escultura "é o semeador do amigo do João Turin" diz Antônio.
 
O tão é esperado encontro com o prefeito, todos queriam chegar perto, tocar, falar e escutar também. Ele não estava mais nas fotos ou na tv, estava ali e surgiam perguntas, outros queriam colo, outros um abraço, e até entregar presentes, foi um momento muito especial e importante para cada um deles. 
 
"Tantos detalhes maravilhosos que em parceria com o Programa Linhas do Conhecimento, pudemos fortalecer a consciência do cuidado com todo este espaço que também é nosso. Vemos, assim, o quanto essas ações contribuem para que nossas crianças se apropriem, ampliando a sua cultura e valorizando o cuidar e respeitar cada espaço".
 
Crianças protagonistas, tendo vivências e experiências significativas. Crianças felizes que voltaram com um belo sorriso dizendo " prof, eu amei o dia de hoje", "prof esse passeio foi demais", " prof que lindo tudo isso".
Autor: Sandra Mara de Lima | Fonte: CMEI União das Vilas- Professora Karla
00170052.jpg
Gabinete_ União das Vilas
1/8