Crianças do CMEI Heloina Greca aprendem a se proteger contra o coronavírus

Publicado por:  Paulo Henrique Machado

Desde o início do ano letivo, a Rede Municipal de Ensino de Curitiba tem tomado medidas preventivas e de reforço na higiene para dar suporte à prevenção da transmissão do novo coronavírus (COVID-19). Todas as unidades educacionais receberam orientações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), além de materiais pedagógicos desenvolvidos pela equipe da Secretaria Municipal da Educação (SME) para subsidiar os debates sobre o tema.

O COVID-19 pode ser transmitido de forma semelhante a outros vírus respiratórios, pelas gotículas de saliva, por tosse e espirros em curta distância ou pelo contato com objetos contaminados pelo vírus. As medidas preventivas simples ainda são a melhor maneira de se proteger contra este vírus, que ainda não tem vacina.

No Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Heloina Greca, no bairro Pilarzinho, as crianças estão recebendo orientações para evitar a contaminação pelo vírus e a sua propagação. Caracterizadas como "Fadas do Bem", as professoras Francisca Sílvia da Silva Alencar e Keity Andressa dos Santos Laskos explicaram aos pequenos das turmas do Berçário Único, dos Maternais I e II e dos Prés Únicos A e B, o que é o coronavírus e os cuidados fundamentais para se prevenir contra ele:

- Lavar as mãos com frequência, usando água e sabonete líquido, principalmente depois ir ao banheiro, antes das refeições e após tossir ou espirrar;
- Higienizar as mãos com álcool gel 70%;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos ou copos.

A diretora Pier Angelly Luiz de Andrade ressaltou a importância de orientar continuamente as equipes de apoio para a intensificação da limpeza dos diferentes materiais e brinquedos de uso comum na unidade, assim como, de manter ventilados todos os ambientes do CMEI!

A partir da próxima segunda-feira (23 de março) até o dia 12 de abril, a Prefeitura de Curitiba suspenderá as atividades em toda a Rede Municipal de Ensino. A recomendação da SMS é para que as famílias evitem deixar as crianças com avós ou pessoas idosas durante esse recesso, visto que estes formam o grupo de maior risco dos efeitos do novo coronavírus.

Para mais informações sobre o coronavírus, consulte a Página Vigilância de A a Z, do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba.

Autor: NRE Boa Vista | Fonte: SME, SMS, NRE BV e CMEI Heloina Greca
Coronavírus - Medidas protetivas - CMEI Heloina Greca